A Diretoria Municipal de Saúde de Novais, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu reunião sobre psicologia com pais de pacientes atendidos no Centro de Reabilitação e intensificou a vacinação na cidade, oferecendo horário estendido e visitas domiciliares.
O encontro aconteceu na última segunda-feira, 29 de maio, e teve como tema o "Papel da Psicologia na Orientação de Pais de Crianças em Tratamento Multidisciplinar". A responsável por conduzir a conversa foi a psicóloga Bianca Faci, que contou com a participação da equipe multidisciplinar do município, composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicopedagoga.
Bianca falou sobre encaminhamentos, avaliação psicológica e a participação da família. Além disso, foram dadas orientações para melhorias de condutas diante de um diagnóstico, especialmente das demandas mais latentes como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), Deficiência Intelectual (DI), entre outros presentes nos atendimentos da rede.
Outra ação realizada ao longo do último mês por parte da Diretoria Municipal de Saúde de Novais foi a intensificação da vacinação. O setor esteve com trabalho atuante, estendendo o horário de funcionamento da chamada “sala de vacinação”, que funcionou até as 19 horas com objetivo de atender um maior número de munícipes.
O trabalho contou com auxílio das agentes comunitárias de saúde, além da busca ativa e vacinação da população acamada, domiciliada e seus cuidadores, realizando vacinação contra a gripe e covid-19. Segundo dados da Prefeitura, foram realizadas 51 visitas domiciliares nos dias de intensificação.
As ações e atividades também foram estendidas, contemplando os servidores públicos da Prefeitura em seus locais de trabalho. Foram vacinadas 25 pessoas contra o covid-19 e 299 foram imunizadas contra a influenza.
Autor