Saúde de Itajobi inicia campanha sobre desmarcação de consultas e exames
Objetivo é promover serviços mais eficientes e acessíveis para os cidadãos nos postos de saúde da cidade
Crédito: Prefeitura de Itajobi - Departamento de Saúde pede a colaboração de todos os munícipes de Itajobi
Por Da Reportagem Local | 24 de março, 2024

O Departamento Municipal de Saúde de Itajobi, com o intuito de promover serviço mais eficiente e acessível para todos os cidadãos, deu início a campanha sobre a importância de uma prática simples, porém essencial: a desmarcação de consultas e exames quando não for possível comparecer no horário agendado.

O setor afirma que o sistema de saúde enfrenta desafios diários para atender à demanda crescente da população. Consultas e exames agendados são planejados com antecedência, levando em consideração a disponibilidade de profissionais, equipamentos e espaços adequados.

Quando um paciente não comparece sem aviso prévio, não apenas desperdiça recursos valiosos, mas também prejudica aqueles que poderiam ter sido atendidos no mesmo horário.

Ao desmarcar consultas e exames com antecedência, o cidadão contribui para melhorar o acesso e para a eficiência do sistema como um todo, pois ao liberar um horário agendado, permite que outro paciente possa ser atendido mais rapidamente, reduzindo filas de espera e possibilitando o planejamento adequado dos recursos de saúde, otimizando profissionais, salas e equipamentos.

Trata-se, também, de postura de respeito aos profissionais, que dedicam seu tempo e esforço para fornecer atendimento de qualidade a todos os pacientes. Além disso, evita desperdícios, já que consultas e exames não realizados representam perda de tempo, dinheiro e equipamentos médicos.

Nesse contexto, o Departamento de Saúde pede a colaboração de todos os munícipes de Itajobi. Caso não seja possível comparecer à consulta ou exame agendado, basta entrar em contato com o posto de saúde em questão o mais breve possível para desmarcar. Os telefones de contato de cada unidade são: ESF Nova Cardoso (17) 3547-1177; ESF Jardim dos Ipês (17) 3546-3003; ESF Acácias (17) 3546-2213; ESF Jardim da Torre (17) 3546 2267; e ESF Dr. Dallilo (17) 3546-9021.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira