A Secretaria de Saúde divulgou alerta sobre o início do período de reprodução dos escorpiões, a partir do mês de agosto. Nessa fase reprodutiva, a atividade noturna do aracnídeo se intensifica: ele procura abrigo e alimento, podendo invadir casas, terrenos e locais com acúmulo de entulho. As fêmeas também podem ter maior concentração de veneno, o que eleva os riscos de acidentes.
A orientação do setor é que toda a população redobre os cuidados, evitando acúmulo de lixo, entulho e materiais de construção; mantendo ralos vedados e terrenos limpos; inspecionando calçados, roupas e toalhas antes de usar. Também é importante denunciar à Secretaria de Saúde locais com ambiente propício para aparecimento de escorpiões pelo telefone 17 3524-2445.
Ao encontrar um escorpião, é importante entrar em contato pelo mesmo telefone para acionar as equipes. Já em caso de picada, é preciso procurar atendimento médico de forma imediata. Na região, o Hospital Padre Albino é ponto estratégico para atendimento com porta aberta de toda a população para os acidentes envolvendo escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos.
De acordo com o último relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o início de junho foram registrados 77 acidentes com escorpiões na cidade. Foram 16 em janeiro, 18 em fevereiro, 21 em março, 8 em abril e 11 em maio, além de 3 nos primeiros dias de junho.
“As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses seguem com ações semanais, visitando casa a casa, orientando moradores, vistoriando terrenos e identificando focos. O trabalho é feito bairro por bairro, sempre com foco na saúde e segurança da população. Mas a prevenção também depende da colaboração de todos”, ressalta a Secretaria de Saúde, em nota.
Autor