A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica a partir desta quarta-feira, 13, as provas da edição 2024 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp. Em Catanduva, participam do exame 5.510 estudantes de classes dos 2º e 5º (anos iniciais) e do 6º ao 9º (anos finais) do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual.
As duas primeiras turmas, 2º e 5º ano, vão utilizar as provas impressas, enquanto as demais vão realizar a prova em formato 100% digital – utilizando desktop, notebook ou tablets.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 3.025 alunos das escolas públicas municipais de Catanduva vão prestar a prova. São 812 do 2º ano, 900 do 5º ano, 326 do 6º ano, 344 do 7º ano, 328 do 8º ano e 315 do 9º ano do Ensino Fundamental.
Já nas escolas estaduais, conforme a Diretoria de Ensino de Catanduva, 2.485 alunos vão participar do exame, num total de 4.340 na região. Eles são das turmas de 6º ao 9º ano.
Para os anos iniciais, o foco do Saresp é a avaliação dos conteúdos de língua portuguesa e matemática. Nesse caso, a prova será feita em uma única data – somente nesta quarta-feira.
Para os anos finais, o exame inclui as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Os testes são feitos em duas datas para cada turma e vão se prolongar entre os dias 18 e 28 de novembro. A duração dos exames é de 3h30 e o horário de aplicação é o mesmo em que o aluno está matriculado.
PROVA OURO
A novidade deste ano é a Prova Ouro. Além da bonificação a professores e equipe gestora, as unidades que atingirem as metas ouro e diamante serão premiadas. O valor varia de acordo com o número de alunos por unidade e o status da meta – ouro são R$ 50 por aluno e diamante são R$ 100 por aluno, com valores que serão destinados aos grêmios estudantis. Os estudantes com notas igual ou superior a 8 também serão reconhecidos com certificados por mérito.
“O Saresp é a avaliação mais importante da rede paulista de ensino. Todos os anos, a partir dos resultados, a Seduc-SP consegue fazer um raio-x abrangente do desempenho escolar dos alunos e traçar estratégias para o próximo ano letivo. Além disso, o Saresp é referência para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) e da bonificação dos professores”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
PRONTOS PRO MUNDO
Para estudantes do 9º ano, o Saresp também é fase seletiva do programa de intercâmbio Prontos pro Mundo. A partir do resultado na avaliação, os alunos serão selecionados para o curso de inglês online e preparatório para a prova que definirá os 1.000 intercambistas que viajarão em 2026. Durante o período fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) em países de língua inglesa e ficarão hospedados em casas de família.
Autor