A judoca catanduvense Sara Almeida, 16 anos, conquistou o título da seletiva para o Meeting Santa Catarina, torneio que reuniu a elite do judô brasileiro, no sábado, 1º, em São Paulo. Atleta da Associação Catanduvense de Esportes (Aces) e com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), ela representará a Seleção Paulista de Judô e é a grande favorita ao título.
Sara iniciou sua trajetória no esporte aos 5 anos de idade, sob olhar do mestre sensei Lincoln Xavier. Foi quando começou a se destacar em campeonatos regionais e, com foco e muito treino, passou a disputar competições de alto nível, colecionando medalhas e superando desafios – incluindo a falta de apoio necessário, o que sempre exigiu muita resiliência da esportista.
“Por muitas vezes nossas acomodações eram em rodoviárias, tatames dos ginásios que iríamos competir. Muitas vezes também sem alimentação adequada, mas sempre baseados em nossa maior força: a resiliência, que é um dos pilares da filosofia do judô”, conta Sara Almeida, ao lado do tio Cláudio Anselmo, um dos seus apoiadores e quem contabiliza as conquistas.
A trajetória de Sara Almeida foi e é marcada por várias vitórias dentro e fora dos tatames. Foram mais de 100 títulos e 80 medalhas de ouro em competições como Jogos Regionais, Copa São Paulo, Jogos Estudantis, Jogos da Juventude, campeonatos nacionais e estaduais, Open Corinthians, Open Ajinomoto e os mais diversos torneios da Federação Paulista de Judô. No Meeting Santa Catarina, ela já tem uma medalha de prata e vai em busca do título.
Hoje, Sara faz parte da elite de judocas do Centro de Excelência de São Bernardo do Campo, tenso sido selecionada entre mais de 40 atletas do todo o Brasil. Além disso, tem bolsa atleta em Catanduva e ajuda de custo da Smel para alimentação e transporte para competições oficiais, tendo recusado convites de outros municípios para continuar defendendo Catanduva.
Autor