São Paulo ultrapassa marca de 15 mil carteiras de identificação para autistas
Documento oficial do governo visa assegurar direitos nos serviços públicos e privados
Foto: Divulgação/Governo de SP - Quando aprovada, a carteira fica disponível para download e impressão
Por Da Reportagem Local | 01 de setembro, 2023

O Governo de São Paulo ultrapassou o número de 15 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) emitidas em todo o território estadual. O documento vem sendo oferecido pela gestão estadual desde abril, de forma gratuita. Até a quinta-feira, 31 de agosto, foram viabilizadas 15.700 carteiras.

O documento visa facilitar a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus responsáveis nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, garantindo os direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.

Para obter o documento, é preciso acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br/), criado pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Governo do estado de São Paulo, preencher cadastro e anexar os documentos solicitados, como foto de rosto e laudo médico. Quando aprovada, a carteira ficará disponível para download e impressão.

A carteirinha oficial de identificação para pessoas com TEA adere ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e na Lei Estadual nº 17.651/23, promulgada pelo Governo de SP no mês de março.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório