São Paulo expande acessibilidade em Libras no aplicativo de servidores
Iniciativa permite que funcionários de órgãos públicos estaduais acionem intérpretes por meio de videochamadas em tempo real
Crédito: Divulgação/Governo de SP - Servidores que se declararam pessoas com deficiência auditiva podem solicitar atendimento
Por Da Reportagem Local | 10 de janeiro, 2024

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), expandiu a acessibilidade em Libras no aplicativo SOU.SP.GOV.BR, que unifica os serviços relacionados à vida dos funcionários públicos. Agora, os cerca de 1,3 mil servidores paulistas que se declararam pessoas com deficiência auditiva têm a opção de solicitar atendimento na Língua Brasileira de Sinais diretamente pelo aplicativo.

A iniciativa integra o programa São Paulo São Libras, lançado em outubro de 2023, que permite que servidores de órgãos públicos estaduais acionem intérpretes de Libras por meio de videochamadas em tempo real. Esses intérpretes facilitam a comunicação com pessoas com deficiência auditiva: eles conversam em Libras com o cidadão surdo e transmitem, em português, o conteúdo da conversa ao servidor, garantindo uma interação fluida e acessível.

A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). O app oferece gama diversificada de serviços e funcionalidades, como consulta a demonstrativos de pagamentos, férias, envio de atestados médicos, informes de rendimentos, serviços relacionados à saúde, carteirinha do Iamspe, entre outros.

Até o momento, já foram cadastrados 48 órgãos da administração pública direta e indireta na plataforma, abrangendo mais de 458 mil servidores ativos no sistema e em torno de 470 mil aposentados e pensionistas.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Desde outubro, 1,3 mil delegacias de polícia que prestam atendimento ao público já têm acesso à Central, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. O programa também expandiu seu alcance para 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Gradualmente, o programa vem sendo expandido para todos os demais serviços públicos estaduais para fortalecer o atendimento acessível e inclusivo às mais de 590 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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