
Em crescimento, Santa Adélia completa 109 anos neste sábado, 22 de março. A cidade pertence à Microrregião de Catanduva e é formada pela sede e pelos distritos de Botelho, Santa Rosa e Ururaí. Atualmente, conta com população estimada de 14.018 pessoas e área territorial de 330,269km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A história da cidade tem início em meados de 1907, quando o traçado da estrada de ferro foi delineado pela companhia Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em demanda da Vila Adolpho, que hoje é Catanduva. Dessa forma, foi construída a primeira casa pelo Coronel Relíquias de Souza Guimarães, fundador da cidade, que nessa época trabalhava na fazenda Dumont.
Em 1916, foi criado o município como sendo um território desmembrado de Taquaritinga e, em 1938, criou-se a Comarca de Santa Adélia, formada pelos municípios de Santa Adélia, Itajobi e Ariranha. Mais tarde, ficou estabelecido o dia 16 de dezembro como Dia da Padroeira Santa Adélia e fixou-se o dia 22 de março, Dia do Município, como feriado municipal.
“Celebramos com orgulho os 109 anos da nossa querida cidade, uma terra hospitaleira, acolhedora e próspera. Nossa gente, com esforço e determinação, trabalha diariamente para construir um município cada vez mais desenvolvido. Nesta data especial, reafirmamos nosso compromisso de atuar com transparência, dedicação e eficiência, sempre buscando mais qualidade de vida para toda a população. Desde o início do nosso mandato, realizamos uma revisão cuidadosa dos gastos e reduzimos despesas, garantindo assim mais investimentos para o crescimento e o desenvolvimento para Santa Adélia”, enaltece o prefeito Ciro Costa.
COMEMORAÇÃO
Santa Adélia celebra seus 109 anos neste sábado, 22 de março. Para a festividade, a dupla João Neto & Frederico se apresenta na praça Dr. Adhemar de Barros, com entrada gratuita.
Autor
