A Prefeitura de Santa Adélia renovou o convênio com o Hospital de Amor de Barretos. O prefeito Guilherme Colombo da Silva, a secretária da Saúde Tânia Canossa, o coordenador de Estratégia Saúde da Família, Anderson Senson e a enfermeira responsável pelos exames preventivos ao câncer de colo de útero, Sandra Rodero do Prado, estiveram em Barretos em reunião com o médico Marcelo Almeida para firmar novamente a parceria.
Com o convênio, todos os exames (Papanicolau) coletados no município para a detecção de câncer de colo uterino são processados no laboratório do Hospital de Câncer de Amor, que detém uma metodologia avançada, sem igual em todo o Brasil, com margem de erro de apenas 0,19%.
“O Hospital possui um laboratório de excelência e caso o exame mostre alguma alteração, eles mesmos já convocam essa mulher para já iniciar o tratamento em tempo oportuno”, explicou Tânia.
Em vigor desde 2015, o convênio tem se mostrado uma importante ferramenta para prevenir novos casos e tratar pacientes com resultados positivos para a doença.
“O Hospital de Barretos é um dos melhores e mais avançados centros de diagnóstico e tratamento do câncer, um serviço inestimável para a saúde da mulher de Santa Adélia, por isso a importância de continuar com esta parceria”, disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva.
Só em 2022, foram realizadas em Santa Adélia 1.031 consultas e 1.739 procedimentos para auxiliar na prevenção ao câncer do colo de útero.
Para manter o convênio no futuro o município precisa alcançar as metas estabelecidas pelo Hospital. “Esta é mais uma razão para que as mulheres façam os exames preventivos, mantendo sua saúde em ordem e nos ajudando a manter este importante convênio com um dos melhores centros de tratamento de câncer do mundo”, destacou Tânia.
A Secretaria de Saúde informa que todas as Unidades de Saúde de Santa Adélia realizam os exames de Papanicolau, que ajudam na prevenção do câncer de colo de útero.
Autor