Buscando o aprimoramento profissional, a Secretaria de Saúde de Santa Adélia realizou capacitação médica para as equipes da Atenção Básica do município. A atividade foi ministrada pelo médico regulador José Alves de Freitas e pelo coordenador médico especialista em Saúde da Família de Catanduva, Luiz Gustavo.
O tema escolhido foi “Protocolos de encaminhamento com o objetivo de otimizar a resolutividade da assistência básica de saúde conforme as diretrizes do SUS”. O público-alvo foram os médicos e enfermeiros integrantes do Programa Estratégia Saúde da Família.
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atendimento ofertado pelo SUS e é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
“Qualificar a força de trabalho dos nossos servidores, ampliando o olhar diante o território de atuação, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva, contribuindo, assim, para a resolutividade das ações, na identificação e no suprir das necessidades em saúde, como nos próprios indicadores de saúde", disse a secretária da Saúde, Tânia Canossa.
“Serviços públicos são feitos de pessoas. A produção e resolutividade da atenção básica é em grande parte determinada pela quantidade, qualidade e gestão dos recursos humanos disponíveis. Essa capacitação ajuda a planejar, capacitar e estimular a força de trabalho da saúde municipal. Uma política de educação permanente em saúde, que inclua treinamento e desenvolvimento, deve vir atrelada a incentivos que possam valorizar o profissional e ajudar na retenção dos talentos no município”, finalizou a secretária.
Autor