Durante o mês de maio, o Centro de Referência da Assistência Social Gessy Mota Formigoni (CRAS), o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social de Santa Adélia atuaram na conscientização e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os alunos da rede municipal e estadual participaram de palestras que falaram sobre pontos importantes do tema como o que caracteriza um abuso sexual e a exploração sexual; quais os sinais que crianças e adolescentes dão quando passam por essas situações; os índices alarmantes de abuso e exploração no Brasil; quais as medidas podem ser tomadas para prevenir e como denunciar os casos, mesmo que sejam apenas suspeitas.
Para os alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino, também foi realizada a Oficina Semáforo do Toque, que repassa informações às crianças de uma maneira lúdica e de fácil compreensão.
Além disso, os alunos receberam pirulitos e leques alusivos à campanha. Faixas alertando a população foram espalhadas pela cidade e também teve divulgação e orientação pelas redes sociais.
“A Campanha de 18 de Maio é sempre muito importante para que todos fiquem atentos aos sinais de possíveis abusos e exploração contra as crianças e adolescentes. Também salientamos o quanto é importância a denúncia, que é anônima, através do Disque 100. Agradeço a toda a equipe da assistência social e educação por estarem dispostos com essa causa. Fico bastante grata também pelo apoio do nosso Executivo que nos permite realizar campanhas como essa”, disse a secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa.
Autor