Santa Adélia inaugura polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Núcleo instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Honorato Bertolo iniciou aulas na semana passada
Foto: DIVULGAÇÃO - Aulas do polo de Santa Adélia começaram na segunda-feira passada, dia 8
Por Da Reportagem Local | 19 de agosto, 2022
 

A Prefeitura de Santa Adélia inaugurou este mês o polo local da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que está instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Honorato Bertolo.  

Os santa-adelienses e moradores da região poderão contar com graduação gratuita, por meio de vestibular, nos cursos de Química, Biologia, Pedagogia, Matemática, Física e Letras (Eixo de Licenciatura); Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Gestão Pública (TGP) e Engenharia da Computação (Eixo de Informática); Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais (Eixo de Administração).  

“Essa é uma grande conquista para Santa Adélia. Termos, em nosso ambiente escolar municipal, uma faculdade pública, de qualidade, para nossos cidadãos. Estamos em tratativa com o Governo do Estado desde o ano passado para a instalação do nosso polo. Fizemos todos os trâmites burocráticos, depois todas as reformas e compras de materiais necessários e hoje, finalmente, estamos iniciando esta nova etapa na Educação de Santa Adélia”, salienta o prefeito Guilherme Colombo.  

“Além de tudo o que a Univesp trará para dentro da nossa escola, quero ressaltar o que nossa escola oferece para a implantação do polo: sala de aula moderna, toda a parte de audiovisual, mobiliário, sala de informática com computadores novos e a estrutura completa que o polo precisa para atender os alunos. Agradecemos o apoio e dedicação do prefeito Guilherme para que Santa Adélia recebesse essa grande conquista”, ressalta Neto Zanella, gestor do polo.   

Além do gestor Neto, a Univesp em Santa Adélia conta com Ana Lúcia Ferreira, orientadora; Glauciele Demore, mediadora; e Bárbara Segura, secretária.   

“Estamos vivenciando um grande momento em nossa cidade: a chegada de uma universidade gratuita para a formação do nosso querido povo. O sonho se tornou realidade. Acredito muito no poder transformador da educação. As próximas gerações serão beneficiadas com uma formação digna e de qualidade”, finaliza o prefeito.  

Além de Guilherme, estiveram presentes a secretária da Educação, Sandra Simon, os vereadores Ciro Costa, Ariani Polizello, Terezinha Pereira Canola e Paulo Henrique Gonçalves Junior, além de diretores e coordenadores das escolas municipais e os alunos do polo Santa Adélia.  

O QUE É  

A Univesp foi criada em 2012 com o objetivo de colocar a tecnologia a serviço da educação. Ela é uma instituição do Ensino Superior que ministra suas aulas totalmente por educação à distância (EAD). Em Santa Adélia, ela funciona por meio de convênio com a Prefeitura.  

Todos os cursos da universidade serão realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Os polos são espaços em que os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo.  

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 09 de maio de 2024
Jornada Esportiva Solidária reúne atletas da região em Pindorama
Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Circuito Sesc de Artes chega a mais duas cidades no final de semana
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde