A Prefeitura de Santa Adélia instalou no bairro Jardim Formigoni o primeiro playground adaptado do município, que já está funcionando. São três brinquedos: carrossel adaptado gira-gira de quatro lugares, balanço adaptado simples para cadeirante e balanço vai e vem adaptado em nível.
Segundo o prefeito Guilherme Colombo, que foi conferir de perto como ficou o novo lugar de lazer do município, “a instalação do playground adaptado tem como objetivo a inclusão social, proporcionando acessibilidade às crianças com deficiência e, com isso, romper barreiras e permitir que possam brincar com outras crianças, o que representa um avanço na sociedade permitir um crescimento sadio deste público”.
A secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa, explicou que a instalação é fruto de convênio firmado pela Prefeitura com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Cidade Acessível. “É um projeto que busca a promoção da inclusão e a acessibilidade, voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, frisou.
O prefeito ressalta a importância do empreendimento para o município de Santa Adélia na medida em que o segmento da pessoa com deficiência tem recebido grande atenção da Administração Municipal.
“Criança é praticamente um ser brincante, e é por meio da brincadeira que ocorre a interação e o desenvolvimento infantil. Os brinquedos são fonte de prazer, socialização e descoberta do mundo e dizem muito sobre as regras de convivência entre as pessoas, seus costumes e trocas. A princípio, crianças com deficiências podem brincar com quase qualquer brinquedo comum, entretanto, a escola de brinquedos com algumas características específicas ou adaptações podem propiciar uma experiência mais lúdica e mais proveitosa”, finalizou.
Autor