Santa Adélia celebra 106 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira
Da microrregião de Catanduva, município é formado pelos distritos de Botelho, Santa Rosa e Ururaí
Foto: DIVULGAÇÃO - Município de Santa Adélia celebra 106 anos nesta terça-feira, 22
Por Da Reportagem Local | 22 de março, 2022

A cidade de Santa Adélia comemora nesta terça-feira, 22 de março, 106 anos de emancipação político-administrativa. Pertencente à microrregião de Catanduva, o município é formado pelos distritos de Botelho, Santa Rosa e Ururaí.

Para celebrar a data, as escolas de ensino fundamental se reúnem na EMEF Dr. Luiz Dumont para apresentações na quarta-feira, 23. Já na quinta-feira, 24, pela manhã, as apresentações serão das escolas de ensino infantil na Creche Escola Centenário.

De acordo com a Administração Municipal, devido à pandemia provocada pela Covid-19, não será realizada a tradicional Festa do Peão, que coincide com o aniversário do município.

“Devido a incerteza da pandemia optamos por não realizar grandes eventos esse ano. Mas vamos comemorar com nossos alunos para lembrar a importância dos 106 anos de Santa Adélia. E também demos um abono salarial aos servidores neste mês de Aniversário do Município”, destaca o prefeito Guilherme Colombo.

A cidade Santa Adélia nasceu dentro do município de Taquaritinga, na fazenda Dumont, pertencente à Companhia Agrícola Santa Sofia. A empresa tinha como um dos diretores Luiz Dumont que, possuindo fazenda em Ribeirão Preto, levou para a nova propriedade, em fase de colonização, elementos de suas lavouras de café. A nova fazenda, organizada poucos anos antes, abrigava em 1906 população necessária para o trato de um milhão de cafeeiros.

Em 1907, Luiz Dumont fez doação de terra destinada à localização do patrimônio que se situava no traçado da futura estrada de ferro da Araraquarense.

Em 1909, quando o primeiro trem chegou a Santa Adélia, encontrou a povoação com uma centena de casas, havendo sido elevado a Distrito Policial no mesmo ano e a Distrito de Paz em 23 de dezembro de 1910, pela Lei nº 1240, pertencente ao município de Taquaritinga. Depois, foi elevado a vila pela mesma legislação.

A povoação continuou seu desenvolvimento, que se acentuou a partir de 1911, até que o distrito foi elevado a município pela Lei nº 1.499, de 22 de março de 1916, com instalação em 7 de setembro do mesmo ano, desmembrando-se de Taquaritinga.

Voando no tempo, de acordo com o Decreto-lei n.º 9.073, de 31 de março de 1938, Santa Adélia ficou constituída pelos distritos de Santa Rosa, Ururaí e Vila Botelho. Essa é a situação atual, sendo que Vila Botelho denomina-se, apenas, Botelho.

Quanto à formação judiciária, o Decreto-lei estadual n.º 9.775, de 30 de novembro de 1938, criou a comarca de Santa Adélia, cujo termo ficou constituído pelos municípios de Santa Adélia, Ariranha e Itajobi – hoje são apenas dois: Palmares Paulista e Ariranha.

No dia 16 de dezembro é celebrado o Dia da Padroeira Santa Adélia e em 22 de março o Dia do Município, como feriado municipal.

MARCO HISTÓRICO

A história de Santa Adélia tem um registro interessante, relacionado à história do Brasil. Para enfatizar esse marco histórico, o ex-prefeito Darcy Simões, que administrou a prefeitura por dois mandatos, 1977 a 1982 e 1993 a 1996, recebeu, durante as comemorações do aniversário do município, o príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que foi homenageado e prestou honras a Maria Francisca de Jesus, ama de leite de D. Pedro II. Ela recebeu como presente de D. Pedro I as terras que deram origem ao Distrito de Ururaí.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira