O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Urupês tem desempenhado papel vital na prestação de cuidados emergenciais aos pacientes do município, como demonstrado pelos números de atendimentos nos últimos três anos e meio.
Desde o início de sua implantação, em junho de 2020, a unidade realizou 3.560 atendimentos, indicando aumento expressivo na demanda por serviços de emergência na região. O ano de 2023, em particular, destacou-se com 1.178 atendimentos.
De acordo com a diretora municipal de Saúde de Urupês, Cristina Camargo, o mês de dezembro de 2023 foi especialmente notável, com 154 atendimentos em situações que exigiram intervenção imediata da equipe do Samu.
Para o atendimento de excelência, o serviço possui uma unidade móvel equipada com recursos avançados, operada por profissionais capacitados, incluindo técnicos, condutores socorristas e enfermeiros técnicos. Isso tudo acontece com recursos financeiros do Ministério da Saúde, complementados pelo município de Urupês.
O atendimento inicial é realizado pela central de regulação de Catanduva, que é acessível pelo número de emergência 192, e realiza a filtragem e direcionamento adequado das chamadas, garantindo resposta eficaz a cada situação em que o Samu é acionado.
Autor