Samu de Urupês registra aumento de 30% em atendimentos em 2023
Desde o início da implantação, em junho de 2020, unidade atendeu 3.560 ocorrências; apenas em 2023 foram 1.178
Foto: Comunicação/Prefeitura de Urupês - Atendimento inicial do Samu é realizado pela central de regulação de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro, 2024

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Urupês tem desempenhado papel vital na prestação de cuidados emergenciais aos pacientes do município, como demonstrado pelos números de atendimentos nos últimos três anos e meio.

Desde o início de sua implantação, em junho de 2020, a unidade realizou 3.560 atendimentos, indicando aumento expressivo na demanda por serviços de emergência na região. O ano de 2023, em particular, destacou-se com 1.178 atendimentos.

De acordo com a diretora municipal de Saúde de Urupês, Cristina Camargo, o mês de dezembro de 2023 foi especialmente notável, com 154 atendimentos em situações que exigiram intervenção imediata da equipe do Samu.

Para o atendimento de excelência, o serviço possui uma unidade móvel equipada com recursos avançados, operada por profissionais capacitados, incluindo técnicos, condutores socorristas e enfermeiros técnicos. Isso tudo acontece com recursos financeiros do Ministério da Saúde, complementados pelo município de Urupês.

O atendimento inicial é realizado pela central de regulação de Catanduva, que é acessível pelo número de emergência 192, e realiza a filtragem e direcionamento adequado das chamadas, garantindo resposta eficaz a cada situação em que o Samu é acionado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado