
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) divulgou o balanço do 1º semestre de 2025 das atividades desenvolvidas pelo Samu 192. De janeiro a junho, foram 48.845 ligações recebidas, média de 270 por dia, mais 1.951 orientações médicas via telefone.
De acordo com o relatório, as Unidades Básicas e Avançadas do Samu se deslocaram para atender 13.331 ocorrências. Também houve 20.216 envios de transportes sanitários, casos em que o usuário demanda serviços de saúde, mas não apresenta risco de morte.
Do total de atendimentos realizados no período, 3,33% foram classificados como emergência, 40,22% como urgência, 44,28% como menos urgente e 12,16% como não urgente.
Outra informação divulgada pelo Samu foram as ações que contaram com parcerias com outros órgãos. Foram registrados 16 apoios do Corpo de Bombeiros e 103 da Polícia Militar, além de 73 casos em que o apoio ocorreu entre equipes do próprio Samu para viabilizar o atendimento.
Atualmente, o Samu Regional de Catanduva tem bases descentralizadas em oito municípios, possibilitando maior rapidez para chegar às ocorrências. Além de Catanduva, as unidades estão em Catiguá, Elisiário, Irapuã, Novo Horizonte, Pindorama, Tabapuã e Urupês.
“Esses dados refletem muito mais do que números: eles mostram o compromisso diário com a população, a eficiência do atendimento e a dedicação de cada profissional envolvido. E reforçamos: ligue 192 somente em casos reais de urgência ou emergência”, destacou o Consirc.
TROTES
Infelizmente, o período também contabilizou 114 trotes, que comprometem a eficiência do serviço e podem colocar vidas em risco. “O Consirc reforça a importância do uso consciente do número 192. O Samu é um serviço essencial que deve ser acionado apenas em situações de urgência e emergência. A cada chamada correta, uma vida pode ser salva”, reforça.
Sales será a 9ª Base Descentralizada do Samu
A cidade de Sales está prestes a dar importante passo na ampliação do atendimento de urgência e emergência da região. A previsão é que, a partir de outubro, entre em operação a 9ª Base Descentralizada do Samu Regional de Catanduva, operacionalizada pelo Consirc.
Na quarta-feira, 16, representantes do Consirc estiveram em Sales para palestra com os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento do município. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura e os protocolos de funcionamento do Samu, além de orientar a equipe quanto às novas rotinas e fluxos de atendimento que serão implantados com a chegada da base.
A capacitação foi conduzida pelo enfermeiro e responsável técnico regional do Samu, Bruno Andreazzi e também pelo enfermeiro Elber Perpétuo Bispo, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). A ação faz parte do processo de integração e preparação dos profissionais de saúde para garantir atendimento eficaz, ágil e humanizado à população.
Autor
