Samu adota tecnologia via celular para conexão entre bases e viaturas
Modernização iniciada pelo Consirc em 2020 proporciona mais segurança para profissionais e pacientes da região
Foto: Divulgação/Samu - Tablets possuem GPS e aplicativos de trânsito e navegação, facilitando o deslocamento
Por Da Reportagem Local | 08 de setembro, 2024

O Samu Regional de Catanduva, por meio do Consirc - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, adotou nova tecnologia para melhorar o atendimento à população. A partir de agora as equipes das oito bases descentralizadas passam a utilizar celulares conectados a um sistema que facilita e agiliza o preenchimento de dados das ocorrências.

O processo de modernização começou a ser implantado pelo Consirc em 2020, com adoção de moderno sistema de gestão na Central de Regulação de Urgências e Emergências, que fica em Catanduva. A ferramenta aprimorou a coleta de dados de quem aciona o Samu pelo 192 e também a gestão e monitoramento em tempo real do deslocamento das ambulâncias.

No início de 2024 iniciou-se o processo de informatização das ocorrências das viaturas, com a integração de celulares conectados diretamente à Central de Regulação, o que proporciona maior agilidade no registro de informações durante todo o atendimento. Esses dados, por sua vez, alimentam o sistema de gestão do Samu em tempo real.

Na última semana, foi concluída a informatização da Base Descentralizada de Catanduva, a mais complexa de toda a estrutura, que conta com três Unidades de Suporte Básico e duas unidades de Transporte Sanitário que são responsáveis pelo atendimento à população do município.

“A modernização traz inúmeros benefícios à gestão do serviço, como a organização e agilidade no preenchimento de formulários, padronização das informações no sistema online e maior segurança para profissionais e pacientes, já que todos os dados serão armazenados em um servidor seguro para futuras consultas”, informa o Samu, em nota.

Além disso, a avaliação do paciente durante o socorro, os horários e cada procedimento realizado pela equipe de saúde serão registrados no dispositivo. Os tablets utilizados possuem GPS e aplicativos de trânsito e navegação, facilitando o deslocamento. Em casos de remoção hospitalar, o nome do hospital e do profissional que receberá o paciente serão registrados, permitindo à Central de Regulação o acompanhamento completo das ocorrências, do início ao fim.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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