Saiba as precauções para evitar acidentes elétricos no fim de ano
Concessionária divulgou orientações relacionadas às instalações temporárias feitas em festas e ao uso de fogos de artifício
Imagem: Getty Images/iStockphoto - Risco de provocar curto-circuito, sofrer choque elétrico e até acidente fatal é muito grande
Por Da Reportagem Local | 31 de dezembro, 2022

A tradição de reunir familiares e amigos para celebrar o Natal e o Ano Novo muda a rotina da maioria das pessoas em todo o país. Mais veículos nas rodovias, correria, mesa farta, muita bebida e alguns riscos imperceptíveis nessa movimentação. Ainda que o clima seja de festa, falar de prevenção de acidentes é imprescindível nessa época do ano. Em se tratando de eletricidade, a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi, destaca os perigos mais comuns durante as comemorações festivas.

“Muitas famílias se reúnem em chácaras, sítios ou fazem suas celebrações em áreas abertas, sendo necessário fazer instalações temporárias para iluminar ambientes externos. A ideia de festejar a céu aberto pode parecer bem agradável, desde que haja um cuidado com a segurança na hora fazer as ligações elétricas”, alerta.

Entre os principais erros, conforme Juliana, estão o improviso no uso de extensões, benjamins, adaptadores e até fios desencapados, além do fato de os serviços de “puxar energia” serem executados por amadores.

“Com eletricidade não se brinca. O risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande. Por isso, reforçarmos a orientação de que qualquer serviço deva ser executado por profissionais habilitados”, ressalta Juliana.

Tudo pronto com a decoração e o ambiente da festa? Os riscos de choque elétrico não acabaram. Para quem vai aproveitar a piscina tem mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.

Por fim, se a tradição inclui celebrar a chegada do novo ano com fogos de artifício, a segurança exige que tudo isso seja feito longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”, alerta a coordenadora.

NAS RUAS

Assim como os órgãos de segurança, nessa época do ano a Energisa também reforça o alerta quanto aos acidentes de trânsito que envolvam postes. Pressa, uso de celular e bebida alcoólica são alguns dos fatores que podem contribuir para uma colisão contra poste.

Independentemente dos motivos, esse tipo de acidente pode causar muito mais que danos materiais. “O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento de  energia em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”.

E se, mesmo com toda a prevenção, você se envolver ou presenciar acidente envolvendo poste, fique atento às orientações: “Os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Quem presenciou o acidente deve manter a distância do veículo e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro de maneira adequada”, finaliza.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades