Saec lança programação especial da Semana da Água com visitação na Unidade São Vicente
Também será feita soltura de alevinos no Lago dos Ipês e contação de histórias no Pozetti
Foto: Divulgação/Polícia Ambiental - Unidade São Vicente abriga o pri
Por Da Reportagem Local | 20 de março, 2022

Parte da história de Catanduva e da Superintendência de Água de Esgoto - Saec, a Unidade São Vicente abriga o primeiro poço do Aquífero Guarani da cidade, isso em 1971. De lá para cá, ele não parou mais e hoje tem capacidade para extrair 160 metros cúbicos de água por hora.

Pelo conceito histórico e também pela importância, já que de lá é feito o controle das unidades que abastecem toda a cidade, o local foi escolhido pela Prefeitura de Catanduva para sediar a programação da Semana da Água e receberá visitação entre 21 e 25 de março.

A iniciativa é fruto de parceria das secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente. A abertura está programada para amanhã, às 9 horas, com convite à imprensa que poderá visitar o espaço e conferir como funciona o monitoramento, 24 horas por dia, das unidades de abastecimento.

A Semana da Água também marca a campanha: 'Todo Dia é Dia de Economizar Água', com veiculação de spot em rádio, divulgação nas redes sociais e visitação monitorada dos alunos do quinto ano da rede municipal de ensino.

A programação também conta com a soltura de 2 mil alevinos no Lago dos Ipês, atendendo o compromisso firmado entre a Saec e o Ministério Público, por meio de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e pintura de conscientização, com o apoio do arte-educador Eduardo Oba e alunos das Oficinas Culturais. O local escolhido foi o muro da unidade São Vicente.

Com o lúdico em cena, na sexta-feira, dia 25, será a vez de a Saec retribuir a visitação dos alunos e levar contação de história para a primeira turma desse novo projeto. A ideia é que, por meio da atividade, as crianças compartilhem conscientização sobre o consumo consciente de água. 

“As crianças se tornarão os adultos do futuro e para um futuro mais consciente, de preservação do meio ambiente e dos nossos bens que não são infinitos, contamos com esse trabalho desde cedo. Para que os alunos compartilhem com os pais o que é certo e o que é errado, com relação ao consumo consciente de água”, destaca o superintendente, Marco Antonio Machado.

CRONOGRAMA

A abertura será neste dia 21, às 9 horas, com recepção à imprensa na Unidade São Vicente. Depois, passarão pelo local alunos da escolas Nelson Musa, no dia 21, Lázara Milhorança, dia 22, Maria Aparecida Colturato, dia 23, Darci Januário, dia 24, e Waldemar Aydar, dia 25.

Na terça-feira, 22, será feita a soltura de 2 mil alevinos no Lago dos Ipês, às 10 horas. Já na sexta-feira, 25, às 8h30, haverá contação de história na escola Mário Pozetti, no Nosso Teto.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas