A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec afirmou ao Jornal O Regional que até agora todos os poços de captação de água da cidade estão operando normalmente, sem qualquer tipo de manobra, nem rebaixamento das bombas, apesar do período de estiagem.
Historicamente, o período de seca acaba comprometendo o sistema público de abastecimento, já que os mananciais subterrâneos explorados pela autarquia tendem a ficar com níveis mais baixos que o normal. Esse é o único tipo de captação de água existente no município.
Em 2019, diante da estiagem prolongada, a Saec precisou rebaixar um dos poços do bairro Nova Catanduva de 140 para 170 metros. “A estratégia foi tomada na tentativa de captar água sem alterar a qualidade do abastecimento ou causar danos ao equipamento”, disse a Saec, à época.
A Saec orienta que os consumidores economizem água e priorizem atividades básicas evitando, assim, o desperdício. Medidas simples podem refletir em economia na conta de água, além de melhor aproveitamento do recurso natural: feche a torneira ao ensaboar as mãos e escovar os dentes; reduza o tempo de banho; e varra a calçada em vez de lavá-la.
Autor