Saec diz que abastecimento segue normal, sem manobras, apesar da estiagem
Historicamente, período de seca compromete o sistema público de abastecimento
Foto: ARQUIVO/SAEC CATANDUVA - Em anos anteriores, técnicos precisaram rebaixar bombas para manter abastecimento de água
Por Guilherme Gandini | 21 de julho, 2022
 

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec afirmou ao Jornal O Regional que até agora todos os poços de captação de água da cidade estão operando normalmente, sem qualquer tipo de manobra, nem rebaixamento das bombas, apesar do período de estiagem.  

Historicamente, o período de seca acaba comprometendo o sistema público de abastecimento, já que os mananciais subterrâneos explorados pela autarquia tendem a ficar com níveis mais baixos que o normal. Esse é o único tipo de captação de água existente no município. 

Em 2019, diante da estiagem prolongada, a Saec precisou rebaixar um dos poços do bairro Nova Catanduva de 140 para 170 metros. “A estratégia foi tomada na tentativa de captar água sem alterar a qualidade do abastecimento ou causar danos ao equipamento”, disse a Saec, à época.  

A Saec orienta que os consumidores economizem água e priorizem atividades básicas evitando, assim, o desperdício. Medidas simples podem refletir em economia na conta de água, além de melhor aproveitamento do recurso natural: feche a torneira ao ensaboar as mãos e escovar os dentes; reduza o tempo de banho; e varra a calçada em vez de lavá-la. 

 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 02 de dezembro de 2024
Ministério Público denuncia esquema de compra de votos em Ibirá
Por Guilherme Gandini | 01 de dezembro de 2024
Catanduva abre 150 empregos por mês, mas tem outubro ruim
Por Da Reportagem Local | 01 de dezembro de 2024
Saec transfere coleta de lixo noturna para o turno diurno em 20 bairros