Saec alerta que poços estão em níveis críticos devido à estiagem
Com a diminuição das chuvas, o nível dos lençóis freáticos teve redução média de 12 metros em Catanduva
Foto: Divulgação/Saec - Leandro Ciscoto, chefe de captação e reservação de água, mostra queda dos níveis dos poços
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro, 2024

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec emitiu alerta à população sobre a situação crítica verificada em todos os poços da cidade, devido ao período de estiagem. Por conta disso, o sistema público de abastecimento está, mês a mês, rebaixando as bombas de captação para aumentar a exploração e captar mais água dos aquíferos Guarani e Bauru.

Com a diminuição das chuvas, o nível dos lençóis freáticos teve redução média de 12 metros. “A situação é preocupante e a autarquia pede a colaboração da população para evitar o consumo excessivo de água e fazer economia para que não ocorra o desabastecimento”, pontua.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Catanduva está há 115 dias sem chuva diária superior a um milímetro, isso significa que a região está enfrentando seca severa, comparada com à ocorrida em 1963. Para se ter ideia, em janeiro de 2023, mês considerado chuvoso, choveu 262,6 milímetros e, em janeiro deste ano, foram registrados apenas 44,2 milímetros, ou seja, precipitação seis vezes menor em comparação ao mesmo período.

Num contraponto, este ano a Saec registrou aumento do consumo de água potável. A produção de água teve crescimento significativo em 2024 se comparado com igual período de 2023. Em abril, por exemplo, a produção teve alta de 9,8%, em maio 12% e, em junho, cerca de 14%.

Em Catanduva, a produção de água para o abastecimento público tem origem nos aquíferos Bauru (68 poços) e Guarani (quatro poços). Em breve, o quinto poço do Aquífero Guarani entrará em operação na cidade, com investimentos próprios de mais de R$ 6 milhões. A nova estrutura está localizada na estrada José Frias Garcia, nº 1.560, no Alto da Boa Vista.

"É essencial que a população se conscientize que estamos vivendo um período crítico de estiagem. Embora não tenhamos um racionamento, precisamos pedir a ajuda de todos para que economizem água para não faltar", informa Marco Antonio Machado, superintendente da Saec.

COMO ECONOMIZAR

A Saec indica medidas simples que podem refletir em economia de água, além de melhor aproveitamento do recurso natural: reduza o tempo de banho para até 5 minutos: reaproveite a água da máquina de lavar; evite lavar carros e calçadas; verifique vazamentos; e desligue a torneira aos escovar os dentes ou ensaboar as mãos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci