
A Prefeitura de Catanduva e a Rumo Logística entregam nesta quarta-feira, 13, às 10 horas, a primeira passarela de pedestres que compõe o pacote de obras viárias anunciado em maio do ano passado. A passagem por cima dos trilhos fica na região do Pachá e Giuseppe Spina e recebeu R$ 6 milhões em investimentos. Ela deveria ter sido concluída até o final de 2024.
Além disso, foi construído e entregue acesso viário para interligar a av. Theodoro Rosa Filho até as proximidades do Pachá, no outro lado da ferrovia, com acesso a um bairro de chácaras. Outra passarela está sendo erguida na av. Theodoro Rosa Filho, dando acesso à rua Porto Alegre, no bairro São Francisco. Juntas, essas três primeiras obras somam R$ 20 milhões.
O projeto apresentado pela Rumo para eliminar os cruzamentos da linha férrea com as ruas da cidade prevê pelo menos 15 obras, que vão se desmembrar em número até maior, sendo dois viadutos, sete pontilhões, cinco passarelas, dois túneis de pedestres e dois acessos viários. Todas as passagens de veículos e pessoas pela linha férrea serão por cima ou por baixo dos trilhos.
Com isso, as atuais passagens em nível das ruas 15 de Novembro, Florianópolis e São Paulo, serão fechadas, assim como ocorreu na avenida Cruzeiro do Sul, no Giuseppe Spina. Toda a linha férrea, aliás, terá fechamento de ambos os lados ao longo de 11 quilômetros do trecho urbano. A medida deu fim à proposta de construção de um novo contorno ferroviário no município.
Autor
