A Prefeitura de Catanduva e a concessionária Rumo anunciam na próxima terça-feira, 14, as obras de mobilidade urbana, envolvendo viadutos, túneis e passarelas, que irão eliminar os cruzamentos entre a ferrovia e as vias municipais. O evento terá a participação do prefeito Padre Osvaldo (PL) e da gerente de Relações Governamentais da concessionária, Giana Custódio.
Ao jornal O Regional, Padre Osvaldo se mostrou satisfeito com o resultado do trabalho. “Nossa equipe da prefeitura, dos setores de planejamento e jurídico, juntamente com a Saec, fez várias reuniões com a equipe da Rumo, que é muito competente, responsável e preocupada com a cidade, pois a Rumo tem a responsabilidade de trazer soluções para a linha férrea”, pontuou.
Ele confirmou a localização das cinco passarelas de pedestres que serão construídas para transposição da ferrovia: avenida Theodoro Rosa Filho próximo da UPA, rua Porto Alegre, rua 15 de Novembro, rua São Paulo e avenida Los Angeles, no Pachá. “Possivelmente tudo isso comece ainda este ano, a proposta seria no primeiro semestre, mas o tempo está bem curto.”
Padre Osvaldo também antecipou que a avenida Theodoro Rosa Filho será prolongada a partir da rotatória da UPA até o bairro Giuseppe Spina, o popular Pachá 2. “Será uma nova via que será construída, uma avenida muito propícia para as famílias que residem nas chácaras ao lado do Pachá 2”. Além disso, os 11 quilômetros de linha férrea, no trecho urbano, serão cercados.
Ele não detalhou como serão os túneis e viadutos, mas garantiu que os projetos estão bem definidos. “Os projetos estão bem amadurecidos, foram várias reuniões e ajustes”, afirmou o prefeito, otimista. “Serão R$ 400 milhões que a Rumo estará investindo dentro de Catanduva, trazendo muitas melhorias, proporcionando desenvolvimento para a cidade”, completou.
Rumo confirma duas passarelas para este semestre
A concessionária Rumo confirmou ao jornal O Regional que iniciará a construção das duas primeiras passarelas de pedestres sobre a linha férrea de Catanduva ainda no primeiro semestre deste ano. Uma delas será na rua Porto Alegre, no bairro São Francisco, e outra na avenida Los Angeles, no Anuar Pachá. As demais estão programadas para a etapa seguinte.
Os dois primeiros locais, verificados pela reportagem, são pontos em que os pedestres cruzam os trilhos de forma habitual. Na rua Porto Alegre existe um dispositivo em zigue-zague, estruturado com calçamento e mureta, que impede a passagem de veículos. Já no Pachá, pedestres e veículos cruzam a ferrovia para seguir por via de terra que dá acesso a chácaras.
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