A Prefeitura de Catanduva e a Superintendência de Água e Esgoto - Saec vão reforçar a infraestrutura de escoamento das águas da chuva na rua São Paulo, no Higienópolis, para solucionar problema histórico de inundação verificado naquele ponto. O investimento conjunto deve chegar próximo de R$ 2 milhões.
Há poucos dias, o prefeito Padre Osvaldo (PL) esteve no local junto ao vice-prefeito Cláudio Romagnolli (PSDB) e o superintendente da Saec, Marco Machado, para visualizar a área que receberá as obras de implantação de galerias pluviais.
No trecho de 900 metros de extensão, serão construídas bocas de lobo, inclusive nas ruas transversais – casos das ruas Rio Grande do Sul, Santa Catarina e 7 de Setembro, direcionando o escoamento ao córrego Fundo, que é margeado pela avenida Daniel Soubhia.
Conforme o projeto, será uma grande intervenção, atendendo reivindicação antiga de moradores e comerciantes que tantos transtornos já sofreram por conta da falta de infraestrutura. Os trabalhos terão início na segunda quinzena de agosto.
“Estamos programando essa obra desde o início da gestão para solucionar ou melhorar a questão das inundações. O que atrapalhou foram as obras que a Rumo fez, pois ela eliminou grande passagem de água por baixo dos trilhos naquela região e isso contribuiu para as inundações”, relata o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, que está à frente do projeto.
Ele explica que o objetivo é captar a água que escoa pela rua São Paulo e transversais, através das galerias que vão ocupar mais de 10 quarteirões, e levá-la pela tubulação que será construída ao lado da ferrovia, sentido rua 7 de Setembro, até chegar ao córrego Fundo.
“Essa obra é uma de várias que estamos fazendo desde o início da gestão. São locais que aguardaram 30 anos, com inundações ou retorno de esgoto, que o prefeito Padre Osvaldo pediu que socorrêssemos e estamos fazendo isso para trazer um pouco mais de conforto”, pontua.
Autor