O Rotary Club Catanduva promove no dia 1º de abril a primeira Oficina de Inclusão Digital para mulheres. Com o tema “A mulher na era digital: oportunidades e desafios”, o encontro, que será realizado na sede do Instituto Federal, é gratuito, oferece 20 vagas e é voltado ao público acima de 18 anos com Ensino Fundamental completo. A inscrição pode ser feita on-line no endereço suap.ifsp.edu.br ou pelo telefone 3524-9718.
Segundo Isabella Rainho Poli, uma das idealizadoras da iniciativa, apesar do mundo estar imerso em tecnologia, o acesso à informação nem sempre é facilitado. “Seja por medo, pré conceito ou crenças limitantes, as mulheres ainda se intimidam com esse universo digital, ficando à mercê de outras pessoas nem sempre bem intencionadas”, explica.
A oficina tem como proposta impedir que o público feminino se sinta excluído, com baixa estima e se transforme em presa fácil para predadores virtuais. “Especialmente quando elas assumem várias jornadas de trabalho dentro e fora de casa, sobrando muito pouco tempo para investir em si mesmas”, completa Isabella.
Na programação do evento, que será das 9 às 12 horas, além da troca de conhecimento, haverá sorteio de brindes, café da manhã e presença de monitores para realizar brincadeiras, caso as alunas queiram levar seus filhos enquanto fazem as atividades.
“Essa foi a forma que encontramos de facilitar a participação das mulheres, que muitas vezes não têm com quem deixar as crianças para se permitir essa tipo de experiência”, afirma a organizadora Maura Guerreiro.
De acordo com pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil tem caído desde 2020 em sua posição no ranking global de desigualdade de gênero e atualmente ocupa o 94º lugar entre 146 países. “Com base nisso, a oficina tem como objetivo proporcionar e incentivar a participação feminina de Catanduva no uso das tecnologias de modo que elas garantam o direito a comunicação, conhecimento e, principalmente, oportunidades”, finaliza Maura.
Autor