O Rotary Club de Catanduva Norte estará na Praça da Matriz neste sábado, 26, das 8 às 12 horas, promovendo a campanha "Juntos contra a Pólio". A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, que afeta principalmente crianças com até 5 anos de idade.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que pode causar paralisia permanente. Embora o Brasil esteja livre da pólio desde 1989, a ameaça de reintrodução do vírus ainda existe, especialmente com a queda da cobertura vacinal nos últimos anos.
Em 2023, a taxa de vacinação contra a pólio foi de 86,55%, uma melhora em relação aos 77,20% de 2022, mas ainda abaixo do ideal. Dados recentes da 26ª Jornada Nacional de Imunizações indicam que mais de 68% dos municípios brasileiros estão em risco alto ou muito alto de reintrodução do poliovírus.
Diante desse cenário, é fundamental que os pais levem seus filhos para tomar a vacina, que está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é a única forma de prevenção contra essa doença grave.
Participe da ação "Juntos contra a Pólio" neste sábado, na Praça da Matriz, e ajude a proteger as futuras gerações contra essa doença devastadora. Para mais informações, acesse o site https://juntoscontraapolio.com.br/. A iniciativa tem apoio de O Regional e Vox FM.
A CAMPANHA
O Rotary Club de Catanduva Norte, em parceria com Rotary Clubs de todo o Brasil, está engajado nessa campanha de conscientização. A ação deste sábado, na Praça da Igreja Matriz de São Domingos, faz parte de um esforço global de mais de 35 anos para erradicar a poliomielite.
Os Rotary Clubs têm desenvolvido materiais de divulgação tanto online quanto offline, como cartazes, adesivos, outdoors e postagens para redes sociais, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas e reforçar a importância da vacinação.
Henrique Vasconcelos, diretor do Rotary no Brasil, ressalta: "Estamos unidos nessa campanha com o objetivo de erradicar a pólio no mundo. Não vamos parar até que essa doença esteja completamente extinta." A campanha "Juntos contra a Pólio" visa não apenas o Brasil, mas toda a América Latina, promovendo ações para aumentar a conscientização e adesão à vacinação.
IMPACTO GLOBAL
Como um dos parceiros fundadores da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, o Rotary já ajudou a reduzir os casos da doença em 99,9% desde o início dos esforços, protegendo cerca de três bilhões de crianças em 122 países.
Os membros do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e dedicaram incontáveis horas de voluntariado para essa causa. Além disso, a mobilização do Rotary ajudou a garantir mais de US$ 10 bilhões em apoio governamental global para erradicação da doença.
SOBRE O ROTARY
O Rotary é uma rede global de 1,4 milhão de voluntários, distribuídos em mais de 46 mil clubes ao redor do mundo, que trabalham para enfrentar os maiores desafios sociais, desde causas locais até globais, como a erradicação da poliomielite.
Autor