Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a cidade de Novais celebra 30 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura de Novais realizou no decorrer da semana diversas atividades com o intuito e marcar a passagem do aniversário.
No dia 13 de maio foi desenvolvido na Escola Estadual Izabel Lerro Ortemblad, pela disciplina de história da professora Eliane Valentim, o projeto com o foco na valorização e resgate da escolinha do bairro Córrego Seco.
O resgate sociocultural, envolveu fotos, vídeos, depoimentos, desenhos realizados pelos alunos, além da composição musical sobre o enredo. Uma palestra ministrada pelos professores de história e geografia, Mara de Campos e Weliton Albino.
Nos dias 14 e 15 de maio foi realizado culto e missa em Ação de Graças como forma de agradecer pela passagem do aniversário do município. Na quarta-feira, 18, o Centro de Referência de Assistência Social - Cras de Novais aderiu à campanha 'Faça Bonito', em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta quinta-feira, dia 19, tem início o Rodeio Show com Pedro Paulo & Alex (19/05); Yasmin Santos (20/05) e Carreiro e Capataz (21/05). Em todos os dias de evento haverá participação do Dj Leandro Rocha. O evento será realizado no Estádio Municipal Joaquim Antônio de Assis.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
O distrito de Novais foi criado em 18 de dezembro de 1924 com o nome de Vila Novais, em terras do município de Jaboticabal. Em 7 de março de 1935 foi transferido para o município de Catanduva e, em 30 de novembro de 1938, novamente para o município de Tabapuã com a denominação atual. O crescimento foi lento e somente 53 anos mais tarde, em 30 de dezembro de 1991, obteve sua autonomia político-administrativa tornando-se município.
Desde o seu surgimento até os dias atuais, Novais dependeu basicamente de sua agricultura, que sempre foi bem sucedida, garantindo a riqueza e a prosperidade. A agricultura do município passou por transformações drásticas, deixando a grande tradição em cafeicultura para citricultura e, mais recentemente, partindo para a cana-de-açúcar. Novais preserva uma pecuária de leite e de corte, porém com menor expressão do que foi no passado.
A cultura do milho está se destacando com altos índices de produtividade. Atualmente, possui em torno de 3.300 habitantes, sendo 80% urbana e 20% rural. A população rural é caracterizada em parte pela presença de pequenos e médios produtores que ainda preservam a tradição de morar no campo.
O bairro do Córrego Seco é representativo na conjuntura do município, pois apresenta um e pequenos produtores que moram em suas propriedades. No bairro há uma escola, uma igreja com salão de festas com capacidade para 400 pessoas e um campo de bocha.
Atualmente, Novais tem uma exploração agropecuária baseada em citros, cana de açúcar, seringueira, café, arroz, milho, feijão, plasticultura, piscicultura, avicultura, bovinocultura, suinocultura, entre outras atividades.
Autor