Rodeio marca festa de 30 anos de emancipação da cidade de Novais
Novais celebra 30 anos nesta quinta-feira, 19, e realizou no decorrer da semana diversas atividades
Foto: DIVULGAÇÃO - Desde seu surgimento até os dias atuais, Novais dependeu basicamente de sua agricultura, que sempre foi bem sucedida
Por Myllayne Lima | 19 de maio, 2022
 
 

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a cidade de Novais celebra 30 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura de Novais realizou no decorrer da semana diversas atividades com o intuito e marcar a passagem do aniversário.  

No dia 13 de maio foi desenvolvido na Escola Estadual Izabel Lerro Ortemblad, pela disciplina de história da professora Eliane Valentim, o projeto com o foco na valorização e resgate da escolinha do bairro Córrego Seco.  

O resgate sociocultural, envolveu fotos, vídeos, depoimentos, desenhos realizados pelos alunos, além da composição musical sobre o enredo. Uma palestra ministrada pelos professores de história e geografia, Mara de Campos e Weliton Albino. 

Nos dias 14 e 15 de maio foi realizado culto e missa em Ação de Graças como forma de agradecer pela passagem do aniversário do município.  Na quarta-feira, 18, o Centro de Referência de Assistência Social - Cras de Novais aderiu à campanha 'Faça Bonito', em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Nesta quinta-feira, dia 19, tem início o Rodeio Show com Pedro Paulo & Alex (19/05); Yasmin Santos (20/05) e Carreiro e Capataz (21/05). Em todos os dias de evento haverá participação do Dj Leandro Rocha. O evento será realizado no Estádio Municipal Joaquim Antônio de Assis.  

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO  

O distrito de Novais foi criado em 18 de dezembro de 1924 com o nome de Vila Novais, em terras do município de Jaboticabal. Em 7 de março de 1935 foi transferido para o município de Catanduva e, em 30 de novembro de 1938, novamente para o município de Tabapuã com a denominação atual. O crescimento foi lento e somente 53 anos mais tarde, em 30 de dezembro de 1991, obteve sua autonomia político-administrativa tornando-se município. 

Desde o seu surgimento até os dias atuais, Novais dependeu basicamente de sua agricultura, que sempre foi bem sucedida, garantindo a riqueza e a prosperidade. A agricultura do município passou por transformações drásticas, deixando a grande tradição em cafeicultura para citricultura e, mais recentemente, partindo para a cana-de-açúcar. Novais preserva uma pecuária de leite e de corte, porém com menor expressão do que foi no passado.  

A cultura do milho está se destacando com altos índices de produtividade. Atualmente, possui em torno de 3.300 habitantes, sendo 80% urbana e 20% rural. A população rural é caracterizada em parte pela presença de pequenos e médios produtores que ainda preservam a tradição de morar no campo.  

O bairro do Córrego Seco é representativo na conjuntura do município, pois apresenta um e pequenos produtores que moram em suas propriedades. No bairro há uma escola, uma igreja com salão de festas com capacidade para 400 pessoas e um campo de bocha.  

Atualmente, Novais tem uma exploração agropecuária baseada em citros, cana de açúcar, seringueira, café, arroz, milho, feijão, plasticultura, piscicultura, avicultura, bovinocultura, suinocultura, entre outras atividades. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira