Maior exposição pecuária do estado de São Paulo, a Expo Rio Preto inicia sua 59ª edição nesta quarta-feira, 19 de outubro, envolvendo pecuaristas, produtores rurais e o público em geral em uma programação pautada por técnica, negócios, cultura e entretenimento.
Ao longo de cinco dias, o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto sediará exposição e julgamento de bovinos, ovinos e equinos, torneio, leilões, palestras técnicas relacionadas a avicultura, tecnologia aplicada ao agro, turismo rural e pecuária, além de opções gastronômicas, apresentações artísticas e atrações infantis.
Realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Expo Rio Preto conta, mais uma vez, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).
Haverá exposição e julgamento de nove raças zebuínas de aptidões para corte e leite: Simental, Tabapuã, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Indubrasil, Sindi, Girolando e Gir Leiteiro. A feira receberá animais da raça Senepol exclusivamente em exposição, além do torneio leiteiro da raça Gir, julgamento de cavalos Mangalarga e comercialização de ovinos. Ao todo, mais de 2 mil animais vão passar pelo recinto de exposições.
Quatro leilões marcam a programação e, para pecuaristas e produtores rurais, a feira reserva palestras sobre assuntos variados e atuais do setor.
No calendário, estão o 7º Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto e Região (19/10), Seminário de Turismo Rural (20/10, manhã), II Fórum de Ciência e Tecnologia do Agronegócio (20/10, tarde) e mesa redonda sobre febre aftosa (21/10). Além disso, 26 empresas de diversos segmentos participarão do evento durante os cinco dias.
Os portões do recinto de exposições estarão abertos a toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival Nacional da Moda de Viola, que trará Renato Teixeira como uma das atrações, no sábado (22).
A 59ª Expo Rio Preto tem apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto), além do apoio das universidades Unirp e Unorte.
Autor