
O prefeito Coronel Fábio Candido (PL), de Rio Preto, recebeu representantes e moradores dos condomínios para reunião dedicada ao tema do IPTU, nesta segunda-feira, 22. Ele apresentou o cenário financeiro do município e os estudos técnicos realizados pela Fipe sobre a atualização da Planta Genérica de Valores, que dá base para a cálculo do IPTU.
Candido reafirmou que não haverá aumentos lineares e que eventuais distorções serão corrigidas, com aplicação de travas e descontos para evitar sobressaltos nos valores. Também garantiu que a proposta final enviada à Câmara leva em conta a realidade da cidade, equilibrando a necessidade de arrecadação com a capacidade de pagamento da população.
O novo projeto apresentado à Câmara, ontem, trouxe regra que impede aumento acima de 20% em 2026, com relação a este ano. Para os próximos exercícios, entretanto, o projeto prevê que “será mantido o valor lançado”, atualizado monetariamente pelos índices oficiais. Já o desconto aplicado a quem pagar o imposto à vista, atualmente de 5%, será definido por decreto.
Autor
