Rio Preto e Bebedouro confirmam casos da varíola dos macacos
Orientação é para que população evite contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
Foto: iSTOCK - Lesões aparecem de um a três dias depois do início dos sintomas
Por Guilherme Gandini | 14 de agosto, 2022
 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto confirmou quatro novos casos de Monkeypox na sexta-feira, 12. Com os outros três casos confirmados anteriormente, a cidade vizinha contabiliza sete casos ao todo. Entre os três primeiros, um já se recuperou e os outros dois continuam monitorados. As vítimas mais recentes são homens de 31, 32, 34 e 37 anos.  

Em Bebedouro, também na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso na cidade. O paciente de 28 anos passa bem e está em isolamento domiciliar.  

“A Secretaria de Saúde orienta a população a tomar todos os cuidados para evitar a transmissão da doença, evitando, em especial, o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele e o compartilhamento de roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais”, orientou o setor, alertando para o aparecimento de gânglios inchados e demais sintomas.  

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox. É considerada uma zoonose viral com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. 

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após os primeiros sinais, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Urupês reduz número de larvas de dengue e alcança índice satisfatório
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Espetáculo leva informação sobre a dengue a alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação