Rio Preto determina uso de máscara em ambientes fechados; Catanduva silencia
Conforme boletim divulgado na terça-feira, 31, a cidade contabilizou 3.733 casos positivos da Covid-19 desde o dia 18 de maio
Foto: IVAN FEITOSA/PREFEITURA DE RIO PRETO - Decisão de Edinho Araújo seguiu recomendação do comitê técnico da Secretaria da Saúde
Por Guilherme Gandini | 01 de junho, 2022
 

O prefeito Edinho Araújo (MDB), de São José do Rio Preto, editou novo decreto com medidas restritivas para enfrentamento ao coronavírus. O uso de máscara de proteção facial voltou a ser obrigatório durante permanência ou circulação em ambientes fechados e naqueles com grande circulação de pessoas, com espaços reduzidos e no sistema de transporte coletivo. 

Nesses locais, a retirada da máscara de proteção é permitida apenas para consumo de alimentos, ingestão de bebidas, medicamentos e outras situações similares. Pelo decreto, fica recomendado o distanciamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas, mesmo ao ar livre. 

A decisão foi tomada em reunião do prefeito com o secretário da Saúde, Aldenis Borim, seguindo recomendação do comitê técnico da Secretaria da Saúde, baseada na tendência de alta dos indicadores. Conforme boletim divulgado na terça-feira, 31, a cidade contabilizou 3.733 casos positivos da Covid-19 desde o dia 18 de maio. A média móvel de casos também subiu. 

“A volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados foi a opção que tivemos diante do exponencial aumento de casos verificado nos últimos 14 dias. Também precisamos da colaboração de todos para ampliar nossos índices de vacinação que estão em queda preocupante”, disse o secretário Aldenis Borim. 

O decreto rio-pretense trata ainda de medidas a serem cumpridas pelos estabelecimentos, como acompanhamento de casos, higienização, informação e afastamento de pessoas com suspeita da doença. Quaisquer descumprimentos às regras constituem infração sanitária. 

CATANDUVA 

A Prefeitura de Catanduva foi questionada pela reportagem do Jornal O Regional se há estudos ou análises sobre o cenário epidemiológico do município para eventual adoção de medidas restritivas, como a retomada do uso de máscara. Não houve resposta até o fechamento desta edição. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento