Retrospectiva - Primeiro mês do ano tem projeção ruim na prévia do Censo e luto triplo
Na área política, Sinval Malheiros reassumiu mandato, enquanto o funcionalismo celebrou contrato do plano de saúde
Fotos: Arquivo Pessoal - João Righini, Antônio Ruette e Waldemar Prieto morreram em janeiro
Por Guilherme Gandini | 27 de dezembro, 2023

A prévia do Censo Demográfico 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) praticamente na virada de ano mostrou que Catanduva cresceu pouco no quesito populacional, nos últimos 12 anos, desde a última contagem censitária. Levando-se em conta a estimativa traçada para 2021, o resultado até sugeria que a população “encolheu”. Diferente dos 123 mil moradores previstos, a cidade ficaria na faixa dos 115 mil habitantes.

Na área política, o médico Sinval Malheiros reassumiu o mandato de deputado federal a partir do afastamento do deputado Roberto de Lucena, que assumiu o cargo de secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, no governo de Tarcísio de Freitas. Malheiros era o primeiro suplente de sua coligação na candidatura de 2018, quando era filiado ao Podemos e alcançou 39.124 votos.

Além disso, na Câmara de Catanduva, foi aprovado projeto de lei da Mesa Diretora para elevar o subsídio pago aos assessores dos vereadores e criar novo cargo no setor Jurídico da Casa.

O funcionalismo municipal celebrou o resultado da terceira licitação para contratação de plano de saúde para os servidores. Foi firmado novo contrato com o São Domingos Saúde, ao valor de R$ 20,3 milhões, com 12 meses de duração. Por outro lado, a prefeitura anunciou o fim do prêmio assiduidade, após decisão judicial em ação que tramitava desde 2021.

Na região, Santa Adélia, Potirendaba, Bady Bassitt e Cajobi cancelaram concursos públicos em andamento para apurar denúncias de falhas nas provas, após orientação do Ministério Público.

Um acidente levou o comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, a ser internado em estado grave, depois de cair do telhado da escola Idette de Lourdes Couto, no Parque Glória. Ele atendia uma ocorrência de furto. Ele passaria por duas cirurgias e ficaria 26 dias hospitalizado.

No esporte, o Grande Mestre Internacional de Xadrez (GM) Luís Paulo Supi foi o único brasileiro a disputar o torneio Tata Steel, na Holanda. No futebol, o Catanduva FC foi eliminado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, após perder para o Avaí/SC por 2 a 0. O jogo foi realizado no Estádio Silvio Salles, já que a cidade foi uma das sedes da competição estadual.

TRÊS PERDAS

O dia 6 de janeiro foi marcado pela morte do ex-prefeito João Righini, aos 94 anos, considerado um dos principais nomes da política local e que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade. A região ainda choraria a perda do empresário Antônio Celidônio Ruette, que faleceu aos 93 anos, no dia 16, e dois dias depois, do aviador Waldemar Prieto, aos 91.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular