A prévia do Censo Demográfico 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) praticamente na virada de ano mostrou que Catanduva cresceu pouco no quesito populacional, nos últimos 12 anos, desde a última contagem censitária. Levando-se em conta a estimativa traçada para 2021, o resultado até sugeria que a população “encolheu”. Diferente dos 123 mil moradores previstos, a cidade ficaria na faixa dos 115 mil habitantes.
Na área política, o médico Sinval Malheiros reassumiu o mandato de deputado federal a partir do afastamento do deputado Roberto de Lucena, que assumiu o cargo de secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, no governo de Tarcísio de Freitas. Malheiros era o primeiro suplente de sua coligação na candidatura de 2018, quando era filiado ao Podemos e alcançou 39.124 votos.
Além disso, na Câmara de Catanduva, foi aprovado projeto de lei da Mesa Diretora para elevar o subsídio pago aos assessores dos vereadores e criar novo cargo no setor Jurídico da Casa.
O funcionalismo municipal celebrou o resultado da terceira licitação para contratação de plano de saúde para os servidores. Foi firmado novo contrato com o São Domingos Saúde, ao valor de R$ 20,3 milhões, com 12 meses de duração. Por outro lado, a prefeitura anunciou o fim do prêmio assiduidade, após decisão judicial em ação que tramitava desde 2021.
Na região, Santa Adélia, Potirendaba, Bady Bassitt e Cajobi cancelaram concursos públicos em andamento para apurar denúncias de falhas nas provas, após orientação do Ministério Público.
Um acidente levou o comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, a ser internado em estado grave, depois de cair do telhado da escola Idette de Lourdes Couto, no Parque Glória. Ele atendia uma ocorrência de furto. Ele passaria por duas cirurgias e ficaria 26 dias hospitalizado.
No esporte, o Grande Mestre Internacional de Xadrez (GM) Luís Paulo Supi foi o único brasileiro a disputar o torneio Tata Steel, na Holanda. No futebol, o Catanduva FC foi eliminado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, após perder para o Avaí/SC por 2 a 0. O jogo foi realizado no Estádio Silvio Salles, já que a cidade foi uma das sedes da competição estadual.
TRÊS PERDAS
O dia 6 de janeiro foi marcado pela morte do ex-prefeito João Righini, aos 94 anos, considerado um dos principais nomes da política local e que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade. A região ainda choraria a perda do empresário Antônio Celidônio Ruette, que faleceu aos 93 anos, no dia 16, e dois dias depois, do aviador Waldemar Prieto, aos 91.
Autor