Retrospectiva - Peregrinos ficam ‘presos’ em Israel e Catanduva recebe premiações na Saúde
Padre de Novo Horizonte e outros 33 fiéis estavam em Tel Aviv durante o ataque que motivou o confronto armado
Foto: Divulgação - Julinho Ramos foi nomeado para trabalhar ao lado do secretário Roberto Perosa
Por Stella Vicente | 29 de dezembro, 2023

Um fato marcante chocou o mundo todo em outubro de 2023: o conflito entre Israel e Palestina, que segue até hoje. O padre da Paróquia São José da Santíssima Trindade, de Novo Horizonte, Fábio Vieira, e outros 33 fiéis da região estavam em Tel Aviv durante o ataque que motivou o confronto armado. O grupo havia chegado na cidade após passarem por Fátima e Lisboa, em Portugal, durante uma peregrinação. Felizmente, todos retornaram em segurança para o Brasil dias depois.

Foi também em outubro que a Fundação Padre Albino recebeu a notícia de que era uma das finalistas do Prêmio Líderes Regionais 2023. Nesta nova fase, a FPA concorria na divisão “Terceiro Setor” ao lado da Apae Rio Preto e do Hospital de Base – e acabou vencendo a premiação.

Outro destaque catanduvense foi Julinho Ramos, que foi nomeado como secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária. Com o novo cargo, ele passou a trabalhar em Brasília ao lado do secretário Roberto Perosa, que também é da região, com o compromisso de ampliar as fronteiras comerciais do agronegócio brasileiro no mundo.

Na área econômica, teve destaque a notícia da possível reativação da Usina Catanduva. O fato aconteceu quando a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC) intermediou reunião entre a diretoria executiva do Grupo Virgolino de Oliveira (GVO) e fornecedores de cana-de-açúcar. A pedido da atual presidente da GVO, Carmem Aparecida Ruete de Oliveira, o encontro foi marcado para preparar plano para que a unidade industrial retome as atividades.

CIDADE PREMIADA

Catanduva foi premiada duplamente na área da saúde. O primeiro prêmio foi concedido pela Secretaria Estadual da Saúde pelo controle da tuberculose pulmonar. Conforme a avaliação, a cidade desponta com índice de 95% de cura da doença em seu território. A condição indica que praticamente todos os pacientes diagnosticados com tuberculose na cidade foram curados. O percentual de cura está bem acima do pactuado pelo Ministério da Saúde, que é de 85% de casos curados.

Já a segunda premiação foi concedida pelo Governo de São Paulo à Secretaria Municipal de Saúde pela eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV, ou seja, a contaminação passada de mãe para filho, durante a gravidez ou durante o parto. O último caso desse tipo de transmissão foi registrado na cidade no ano de 2006. A premiação também levou em conta outros indicadores e é atribuída ao trabalho das equipes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Programa Municipal IST/AIDS, além de hospitais de referências.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região