Retrospectiva: Novembro - Mês teve manifestações, catanduvense na Copa e confirmação da Copinha
Também foi concluída a conversão do Big em Atacadão e a novela dos salários dos professores chegou ao fim
Crédito: Arquivo/Divulgação - Em novembro, houve manifestações e destaques no esporte de Catanduva
Por Stella Vicente | 31 de dezembro, 2022

O mês começou movimentado após as mobilizações de bolsonaristas, que não aceitaram a vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Grupos de manifestantes bloquearam trechos das rodovias Washington Luís e Comendador Pedro Monteleone. Ao longo do mês, também ocuparam a frente do Tiro de Guerra de Catanduva em atos pedindo intervenção militar.

Em novembro também aconteceu a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar. A lista do então técnico Tite contava com um catanduvense, o lateral-esquerdo da Juventus da Itália, Alex Sandro, que nasceu e foi criado no bairro Bom Pastor. Infelizmente, ele teve uma lesão muscular no quadril esquerdo após a partida do Brasil contra a Suíça. Alex Sandro retornou no jogo contra a Croácia, que marcou a eliminação da seleção e o adiamento do sonho do hexa.

Ainda no esporte, outro catanduvense que se destacou foi Altobeli da Silva, após se sagrar campeão da Maratona de Curitiba Rumo 2022. Foi a primeira prova de longa distância do atleta, que passou pela linha de chegada após 2h18m13seg. Por outro lado, o Bax Catanduva se despediu do Campeonato Paulista de Basquete Feminino após duas derrotas para o Ituano nos playoffs.

Catanduva foi confirmada como sede da Copa São Paulo de Juniores, a Copinha, considerada a maior disputa de base do mundo. Representando o município, o Catanduva FC está no Grupo 6, juntamente com o América, do Rio Grande do Norte, Avaí, de Santa Catarina, e Ceilândia, do Distrito Federal.

FIM DA NOVELA

Após se arrastar por meses, a polêmica do salário dos professores chegou ao fim após decisão judicial. A juíza julgou improcedente a ação civil pública condenatória de obrigação de fazer movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) que tinha intenção de obrigar o poder público a implementar a atualização do piso salarial da categoria na legislação municipal.

O que também chegou ao fim foi a campanha de vacinação contra a poliomielite. Após se encerrar no dia 31 de outubro, em novembro, foram divulgados os números oficiais. Segundo a Secretaria de Saúde, foram imunizadas 67% das crianças menores de 5 anos vacinadas em Catanduva. A meta seria alcançar 95% desse público-alvo, que é estimado em 6.743 pessoas no município.

ATRASO

Na contramão de cidades da região, que entregaram suas decorações de Natal ainda em novembro, em Catanduva a contratação do serviço aconteceu a menos de um mês para o Natal e apenas cinco dias antes do início do horário estendido no comércio. A decoração vista nas ruas dividiu opiniões.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci