Retrospectiva - Denúncia de omissão de Padre Osvaldo é arquivada; região comemora o Carnaval
Funcionalismo teve 15% de reajuste salarial, enquanto o Simcat anunciava construção de nova sede; na região teve resgate de ‘escravos’
Foto: Unimed Catanduva - Cláudio Pereira teve alta hospitalar após 26 dias e duas cirurgias
Por Guilherme Gandini | 27 de dezembro, 2023

O processo que corria na 2ª Vara Cível de Catanduva contra o prefeito Padre Osvaldo, fruto de ação de improbidade movida pelo Ministério Público, por suposta omissão durante a pandemia, foi arquivado em definitivo. Havia até o pedido de perda da função pública ou cargo público. A última movimentação nos autos ocorreu em 27 de janeiro, colocando ponto final na história.

Após tratativas com o Simcat, Padre Osvaldo anunciou 15% de reajuste para o funcionalismo municipal, no dissídio da categoria, representando 8,5% de aumento real. Falando nisso, o Simcat anunciou a construção de nova sede na rua América, em prédio construído para esse fim.

Foi também em fevereiro que começou a reforma da Praça da República, dando início a um dos principais projetos do atual governo: a revitalização da área central. No dia 22, faleceu o professor e ex-vereador Waldemar Carlos Tadini, aos 83 anos.

Na educação, a Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo abriu vagas para o campus de Catanduva, depois de punição aplicada ao município, que não participou do vestibular da instituição um ano antes. O problema estava relacionado à falta de um orientador de polo.

Na região, 32 trabalhadores foram resgatados de condição análoga à escravidão na zona rural de Pirangi. Eles desempenhavam atividade de capina e replantio de mudas em canavial. Os trabalhadores foram contratados por empresa terceirizada que prestava serviços para uma grande usina da região e estavam alojados em casas na cidade de Palmares Paulista.

MILAGRE

Após 26 dias hospitalizado no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), o comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, 41 anos, recebeu alta médica no dia 10 de fevereiro. Ele passou por duas cirurgias depois de acidente ocorrido em janeiro. A saída do hospital causou comoção.

SEM CARNAVAL

O clima de Carnaval tomou conta de 12 cidades da região, incluindo grandes festivais em Rio Preto, Ibirá e Olímpia, mas Catanduva ficou fora da folia popular. No município, apenas o Clube de Tênis e o Sesc Catanduva celebraram a data com os tradicionais carnavais de salão.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular