Retrospectiva - Debate sobre retirada dos trilhos de trem ganha corpo na Câmara
Vereadores realizaram audiência pública e propuseram plebiscito, mas Padre Osvaldo garantiu que linha férrea será mantida
Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão - Santo foi à semifinal da Bezinha e garantiu vaga na Série A3 do Paulistão
Por Stella Vicente | 29 de dezembro, 2023

Setembro deu início a nova polêmica: a da remoção, ou não, dos trilhos de trem. Uma iniciativa do presidente da Câmara de Catanduva, Marquinhos Ferreira (PT), e do vereador Mauricio Gouvea (PSDB) buscava dar voz ao povo por meio de plebiscito para que a população decidisse sobre a retirada dos trilhos da área central. A ideia não vingou, mas foi realizada audiência pública sobre o tema.

A questão veio à tona depois que o prefeito Padre Osvaldo (PL) declarou que pretendia abandonar o projeto do novo contorno ferroviário, o qual já havia sido aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e até mesmo incluído no contrato de renovação da concessão da Malha Ferroviária Paulista com a Rumo Logística. No final do mês, em entrevista para a Vox FM, ele confirmou que a construção de viadutos e passarelas sobre a linha férrea já estava definida.

Ainda na política, o impasse da Associação Bom Pastor continuou. Em ação civil pública sobre a construção do loteamento de interesse social pela entidade, o Ministério Público requereu que a Justiça determinasse que a emissão do alvará e escritura do Residencial Esperança estejam atrelados à comprovação de regularidade no processo judicial e que isso ocorre com a produção de provas.

E um fato inédito aconteceu no esporte catanduvense. O Catanduva Futebol Clube garantiu vaga para a Série A3 do futebol estadual após se classificar para a final do Campeonato Paulista da 2ª Divisão, a Bezinha. A conquista foi fora de casa, contra o Taquaritinga, quando o Santo venceu por 3 a 1, depois de amargar derrota por 1 a 0 em seus domínios. Na decisão, o time catanduvense enfrentou o União São João: empatou sem gols dentro de casa, mas perdeu por 2 a 0 em Araras, ficando com o vice.

INUSITADO

Um fato raro aconteceu em Catanduva em 2023 e a história foi contada pelo O Regional. Um casal catanduvense estava à espera dos trigêmeos, Matheus, Henry e Breno. Segundo especialistas, gravidez de trigêmeos é algo raro. Em Catanduva, foi registrado apenas um caso nos últimos anos.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular