Em 1º de agosto de 2022, Catanduva tinha 115.791 habitantes, de acordo com o resultado do Censo Demográfico divulgado em junho pelo IBGE. Desde 2010, quando foi realizada a última contagem populacional e cujo resultado foi de 112.820 habitantes, a população local cresceu 2,6% no período ou 0,08% ao ano, índice bem inferior à média nacional de 0,52% - o menor crescimento da série histórica iniciada em 1872, na primeira operação censitária.
Na área da Saúde, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 70 milhões para a Fundação Padre Albino ampliar seus dois hospitais – Emílio Carlos e Padre Albino. Os recursos serão utilizados na reforma e construção de novo edifício no Hospital Padre Albino (HPA) e na construção de novo prédio no Hospital Emílio Carlos (HEC), que fazem atendimento particular, a convênios e majoritariamente pelo SUS.
Já na política, a Justiça liberou a revisão salarial do prefeito, vice e secretários debatida desde o final de 2020. O Ministério Público pedia que a prefeitura deixasse de pagar os agentes políticos com base na lei nº 704/2014 e utilizasse os valores definidos por lei anterior, a de nº 4.625/2008.
Ao mesmo tempo, transitou em julgado o processo movido pelo Ministério Público que resultou na condenação de quatro ex-vereadores e uma ex-assessora parlamentar envolvidos no escândalo das “rachadinhas” da Câmara de Catanduva. A decisão estabeleceu R$ 167,4 mil em perdas de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e no pagamento de multas.
Os parlamentares foram acusados pelo MP por conta da apropriação indevida de parte dos salários de seus assessores: Wilson Paraná, Cido Verdureiro e Ari Enfermeiro, da legislatura de 2013 a 2016, e Palhacinho Pimpão, que exerceu seu mandato de 2009 a 2012. A ex-assessora de Cido, Tania Regina Lisboa dos Santos, também aparece na lista dos condenados pelo esquema.
NOVO COMANDO
O 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior - BPM/I, que tem sede em Catanduva e abrange mais 15 cidades, passou a ser comandado pelo tenente-coronel Marcelo Perin Monteiro, de Rio Preto. Ele atuava na capital há dois anos e aceitou o chamado do Comando do Policiamento do Interior para retornar. Ao jornal, afirmou que daria continuidade aos projetos existentes para, aos poucos, imprimir seu ritmo.
INTERNACIONAL
O projeto Corujas do Bem, de Catanduva, conquistou o prêmio Global Social Award Infinite Minds 2023, que selecionou três iniciativas relacionadas ao TEA - Transtorno do Espectro Autista que promovem avanços e incrementos na inclusão social, escolar e em políticas públicas na sua comunidade em nível nacional ou regional. O evento foi realizado nos Estados Unidos.
Autor