Julho começou com a polêmica das lombofaixas, devido ao contrato que possibilita a implantação de mais de R$ 1 milhão em redutores de velocidade. Trata-se de registro de preços firmado em dezembro de 2022 com a Florestana Construções e Serviços, com validade de um ano. O dispositivo de trânsito é um dos itens do pacote de serviços relacionados ao pavimento que totaliza R$ 36,6 milhões.
O meio político se movimentou com o desenrolar da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Associação do Bom Pastor, que tinha atualizações quase que diárias. Tudo começou com a autorização judicial para que a CEI fosse paralisada, já que foi instalada a partir de requerimento com a assinatura de apenas dois vereadores. Logo depois a liminar foi derrubada, alegando que havia legalidade no processo. Mais tarde, a CEI pediu até mesmo o afastamento do prefeito Padre Osvaldo do cargo, com a justificativa de que o chefe do Executivo estaria usando a máquina pública com o objetivo de atrapalhar o trabalho de investigação. A Justiça, porém, ainda em julho, rejeitou o pedido.
No mês característico das férias escolares, um velho problema se fez presente em Catanduva: a linha de pipa. Uma criança de 7 anos teve seu pescoço cortado enquanto brincava de carrinho de rolimã no bairro Nova Catanduva 2. O caso foi grave e o médico que a atendeu afirmou que por pouco a linha não atingiu a traqueia e a veia do pequeno James. Também surgiu um alerta quanto à população animal catanduvense, quando moradores de diferentes bairros denunciaram casos suspeitos de envenenamento de cachorros e gatos, que ocasionaram, inclusive, a morte dos bichinhos.
No esporte, o Catanduva Futebol Clube garantiu a vaga na segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, após vencer o Guarulhos por 3 a 0. No atletismo, o catanduvense Altobeli da Silva sagrou-se campeão brasileiro ao conquistar dois títulos no Troféu Brasil, a maior competição interclubes da América Latina. Ele foi o mais rápido em duas provas individuais: 5 mil e 10 mil metros rasos.
E o mês terminou cor de rosa, quanto Catanduva e região entraram no clima do filme “Barbie”, lançado em 20 de julho. Estabelecimentos comerciais, o próprio cinema da cidade e até mesmo o cotidiano das pessoas foram impactados pela tendência promovida pelo longa-metragem da boneca mais famosa do mundo, agora na vida real.
Autor