Retrospectiva - Bispo Dom Valdir renuncia e avião quase pousa por engano na cidade
Pedido de desligamento foi aceito pelo papa Francisco, mas motivações não foram divulgadas pela Igreja Católica
Foto: Divulgação/Pascom - Motivos do afastamento de Dom Valdir Mamede não foram divulgados
Por Guilherme Gandini | 29 de dezembro, 2023

O bispo Dom Valdir Mamede renunciou ao cargo da Diocese de Catanduva e teve seu pedido aceito pelo papa Francisco. A confirmação está no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano no dia 1º de novembro. O texto original diz: “Il Santo Padre ha accettato la rinuncia al governo pastorale della Diocesi di Catanduva (Brasile) presentata da S.E. Mons. Valdir Mamede”.

Dom Valdir Mamede foi nomeado bispo de Catanduva em 2019. Os motivos de seu afastamento não foram divulgados, mas o fato pode ter relação a desgaste ocasionado por processo interno da igreja que investiga denúncias de assédio moral e sexual contra padres e seminaristas da região. Dom Luiz Carlos Dias, bispo de São Carlos, foi nomeado administrador apostólico.

Outro fato que chamou a atenção nos primeiros dias de novembro foi a denúncia feita por gestores da Cemef Miguel Stelute, mantida pela Prefeitura de Embaúba, sobre possível caso de intolerância e racismo vivenciado no Garden Shopping. Os alunos teriam sido obrigados a deixar a praça de alimentação, em situação que envolveu ofensas a funcionários da escola.

Ainda na primeira semana do mês, moradores do Higienópolis enfrentaram transtornos com interdições feitas pela Prefeitura de Catanduva e a Superintendência de Água e Esgoto - Saec em trechos das ruas Santa Catarina e São Paulo. As obras em andamento no local desde agosto tiveram danos devido à chuva. Comerciantes ficaram dias isolados e amargando prejuízos.

Na área política, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Catanduva referentes ao exercício de 2021. Porém, houve ressalvas. Os conselheiros determinaram a expedição de ofício com recomendações ao prefeito Padre Osvaldo (PL) e que a equipe de fiscalização verifique, posteriormente, se as ações foram executadas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, esteve em Catanduva para entregar 668 moradias da primeira fase do Residencial Vida Nova Conquista, da Pacaembu Construtora. O evento foi marcado por discursos de autoridades, descerramento da placa inaugural e entrega das chaves às famílias, que entraram pela primeira vez nas casas.

Foi em 17 de novembro que o Bradesco, segundo maior banco privado do país, anunciou o fim das atividades em 115 agências, dentre elas a que ficava na av. Eng. José Nelson Machado, em Catanduva. Os funcionários foram realocados para a unidade da Praça da República.

PERIGO NO CÉU

Um avião Airbus A320 da Latam Airlines passou a mil pés, cerca de 300 metros de altura, sobre Catanduva, no dia 14. Os pilotos acreditavam que estavam se aproximando do aeroporto de São José do Rio Preto e apontavam possível falha no GPS. Foram necessários pelo menos três alertas via rádio para que o curso fosse corrigido. A aeronave partiu de Guarulhos com 110 passageiros.

MEDALHISTA

O catanduvense Altobeli Silva conquistou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ele completou a prova dos 5.000 metros em quarto lugar, mas foi beneficiado pela desclassificação do mexicano Fernando Martinez, que havia vencido a prova. Ele tentou impedir com o braço a ultrapassagem de seu adversário na disputa pelo ouro.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região