Região tem Olímpia e Urupês entre eleitas do prêmio ‘Franco Montoro’
Municípios destacaram-se nas categorias de Gestão Pública e Social, respectivamente; prefeitos comentam conquista
Fotos: Divulgação/APM - Prefeitos Fernando Cunha, de Olímpia, e Bica, de Urupês, receberam troféus das mãos do governador Tarcísio de Freitas
Por Guilherme Gandini | 19 de março, 2024

A Associação Paulista de Municípios (APM) de São Paulo premiou a Estância Turística de Olímpia na categoria de Gestão Pública, no 2º Prêmio Governador Franco Montoro. A condecoração foi entregue ao prefeito Fernando Cunha pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo presidente da APM, Fred Guidoni, na sexta-feira, 15, em cerimônia realizada em Campos do Jordão.

A premiação ocorreu durante o 66º Congresso Estadual de Municípios e contemplou 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais declarados pelas próprias administrações à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Da região, também aparece Urupês, que ficou em 4º lugar na categoria Social.

Para o prefeito Fernando Cunha, o prêmio é reconhecimento do trabalho à frente da Prefeitura de Olímpia, que é resultado de uma somatória de esforços da gestão e da população. “Recebo com muita alegria, das mãos do nosso governador Tarcísio, que reconhece Olímpia como uma cidade de excelência na gestão pública. Motivo de grande orgulho para nosso governo que prima pela eficiência, planejamento e responsabilidade com o investimento dos recursos públicos.”

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado para homenagear o patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o Governo do Estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

URUPÊS

A categoria Social, na qual Urupês figurou em 4º lugar entre os 645 municípios paulistas, avalia indicadores sociais, incluindo gastos com Educação, número de matrículas na rede municipal, proporção de professores com educação superior, taxas de abandono escolar, investimentos próprios em Saúde, cobertura vacinal e o coeficiente de mortalidade infantil.

O prefeito Bica, presente na cerimônia, expressou sua gratidão e dedicou o prêmio à comunidade: “Estou em uma felicidade imensa por receber o prêmio e quero dedicá-lo a todos os urupeenses, em especial às pessoas que trabalham comigo: funcionários, colaboradores e vereadores. Este prêmio pertence a toda a população de Urupês. É um reflexo do que idealizamos para nossa cidade e do que estamos realizando”.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Reforma da Estação Cultura deve se prolongar até julho
Por Da Reportagem Local | 03 de maio de 2024
Governo de SP define salário mínimo estadual de R$ 1.640
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Conselho da Criança quer incentivar destinação do IR às entidades