Depois das Rotas do Vinho, Rotas do Café e Rotas do Queijo, o Governo de São Paulo lançou este mês as Rotas da Cachaça para prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história. Na região do Noroeste Paulista, Catanduva, Ibirá, Jales, Mirassol, Penápolis, Santa Fé do Sul e José Bonifácio representam as Rotas da Cachaça.
A iniciativa reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; Agricultura e Abastecimento; Cultura e Economia Criativa; Desenvolvimento Econômico; além da InvestSP.
A Rota Noroeste Paulista é um destino que celebra a autenticidade do destilado mais tradicional do Brasil. Entre os destaques estão o Engenho Santo Mário, em Catanduva, e o Engenho Sansão (Cachaça Duas Vilas), em Ibirá. Em Mirassol, o visitante encontra o premiado Dom Tapparo Engenho, enquanto Penápolis abriga o Engenho Terra Rica, referência em qualidade e tradição.
Outros nomes importantes incluem a Cachaça Sabor da Estância, em Santa Fé do Sul, e a Cachaçaria Trevo, em José Bonifácio, além da Dom Patas, em Jales, que oferecem degustações guiadas, experiências gastronômicas e visitas que revelam a história e os processos de produção.
Cada produtor é um guardião da memória e da identidade da cachaça paulista, proporcionando vivências que conectam cultura, hospitalidade e sabores do interior. “Essa rota é uma celebração da tradição e da qualidade da cachaça paulista, valorizando produtores que são referência no interior do estado”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
O projeto Rotas da Cachaça reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa. São Paulo é líder nacional na exportação de cachaça e concentra 46% da produção brasileira, com destilarias que unem tradição e inovação.
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo registrou crescimento de 5,9% no número de estabelecimentos em 2024, reforçando sua liderança no setor.
Autor