Região participa da maior conferência intermunicipal de cultura do país
Evento realizado em Monte Alto foi o que atraiu o maior número de participantes até agora; foram eleitos nove delegados regionais
Foto: Divulgação - Conferência debateu ações e propostas para alcançassem necessidades de todos os municípios
Por Da Reportagem Local | 01 de novembro, 2023

Representantes de 60 cidades reuniram-se em Monte Alto na 4º Conferência Intermunicipal de Cultura, que foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal Culturando, Prefeitura de Monte Alto e Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista Prof. Gilberto Morgado (AGCIP). Até o momento, nas fases municipal e regional da Conferência Nacional de Cultura, esse foi o encontro com maior número de participantes.

O encontro foi realizado no dia 27 de outubro, nas dependências do Centro Cívico e Cultural de Monte Alto, e em seguida teve continuidade na Chácara Miragem, com a culinária caipira da Queima do Alho.

Da região de Catanduva estiveram presentes Ariranha, Catiguá, Elisiário, Novo Horizonte, Paraíso e Tabapuã. Foram eleitos três delegados do poder público: Rafael Back (Catiguá), Luciene de Oliveira Santos (Buritama) e Lucas Tostes (Ipuã), além de delegados da sociedade civil de seis cidades.

Também foram debatidas ações e propostas que pudessem alcançassem as necessidades de todos os municípios presentes e que fossem além, atendendo ao setor cultural e toda sua abrangência, gestores públicos, sociedade civil, conselhos municipais, artistas, produtores e trabalhadores a cultura em geral.

“A promoção e fomentação cultural em qualquer comunidade, em qualquer tempo, ajudam no reconhecimento de pessoas enquanto cidadão e cidadã com deveres sim, mas também com direitos. Muitos têm medo, em especial lideranças que vivem da dominação do povo, da transformação que a cultura pode proporcionar a uma vida, uma comunidade, um estado, um país, um planeta, uma cidade”, alfineta o professor Edemilson José do Vale, presidente da conferência intermunicipal.

As propostas elaboradas tiveram como foco a defesa da autonomia e independência que o acesso à cultura suscita, a maior democratização ao acesso à cultura, mais respeito à diversidade, mais recursos para a cultura e valoração de todos trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

“A conferência acabou, mas não terminou. Os municípios representados por seus participantes continuarão conectados, abrindo caminhos nessa luta pela valorização da cultura e na tentativa de levar formação aos indivíduos a ponto de cada Ser estourar as “correntes” que lhes prendem ao sistema das inúmeras imposições de valores, credos, doutrinas entre outros, e que esses mesmos indivíduos sejam sujeitos de ação e transformação”, pontua Vale.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência