Região ganha ‘Monumento ao Peregrino’ na praça central de Urupês
Cerimônia de inauguração reuniu ciclistas e membros de grupos de romeiros que percorrem o Ramal São José
Foto: Luís Fernando da Silva/Prefeitura de Urupês - Inauguração contou com a participação de peregrinos de Urupês e da região
Por Da Reportagem Local | 24 de dezembro, 2024

O Monumento ao Peregrino foi entregue pela Prefeitura de Urupês no último sábado, 21. O novo marco está localizado na praça central e simboliza a integração do município ao Caminho da Fé, uma das mais conhecidas rotas de peregrinação do mundo.

A cerimônia de inauguração reuniu ciclistas e membros de grupos que percorrem o trajeto, acompanhando a entrega do monumento que é ponto de apoio e inspiração aos romeiros. Foi realizada uma oração coletiva entre os presentes.

O Caminho da Fé liga 64 cidades até a Basílica de Aparecida, totalizando 894 quilômetros. Desde 2021, Urupês integra o Ramal São José, que parte de São José do Rio Preto, passando por Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Novo Horizonte e terminando em Borborema, e soma 150 km.

Para o prefeito Bica, o monumento representa um tributo aos peregrinos: “Este marco reforça a fé e a identidade cultural da cidade, valorizando nosso papel no percurso”. A iniciativa visa fomentar o turismo religioso e fortalecer a tradição local.

Foi a segunda inauguração feita pela Prefeitura de Urupês na mesma semana. Dois dias antes, foi entregue a Escola Municipal Leonor Carrera Isique, no Residencial Manoel Carreira, para atender alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em período integral.

Com investimento de R$ 3,4 milhões, custeado integralmente com recursos próprios, a unidade foi planejada para oferecer estrutura moderna e confortável para até 150 alunos. São oito salas de aula, pátio, refeitório e área administrativa.

O prefeito Bica destacou a importância da obra para a comunidade: “Essa escola é fruto de anos de economia e planejamento. Investir na educação é investir no futuro, e poder oferecer isso com recursos próprios é motivo de grande orgulho para nosso município.”

A escola leva o nome de Leonor Carrera Isique, a Dona Leonor, como era chamada, que dedicou mais de 30 anos à educação em Urupês, tendo atuado na Escola Rubens Ferreira Martins. Após se aposentar, em 1992, dedicou-se a trabalhos manuais e à caridade. Faleceu em 2006.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 04 de fevereiro de 2025
Olímpia supera Catanduva e lidera empregos na região
Por Da Reportagem Local | 04 de fevereiro de 2025
Urupês reforma prédio e inaugura ‘Transforma Infância’
Por Da Reportagem Local | 04 de fevereiro de 2025
Olímpia comemora Carnaval e aniversário com ampla programação