Região de Catanduva ganha mais uma escola estadual com ensino integral
Escola Capitão Horácio Antonio do Nascimento, da cidade de Tabapuã, adotará o novo modelo a partir do ano letivo de 2023
Foto: DIVULGAÇÃO/DIRETORIA DE ENSINO - Escola Estadual Capitão Horácio, de Tabapuã, é a 16ª da região a oferecer ensino integral
Por Guilherme Gandini | 06 de novembro, 2022

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oficializou na sexta-feira, 4, a entrada de 261 escolas no Programa Ensino Integral (PEI) para o ano letivo de 2023. Na região de Catanduva, foi contemplada a Capitão Horácio Antonio do Nascimento, de Tabapuã. Ao todo, 2.311 unidades de ensino de São Paulo, equivalente a 44% da rede, vão funcionar em tempo integral.

Com a ampliação, o número de vagas nesse modelo de ensino foi multiplicado por dez, passando de 115 mil, em 2019, para mais de 1,2 milhão, no próximo ano. Presente em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado, o PEI alcança 492 municípios paulistas e propicia aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo.

Recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala Saresp. O programa também é um importante aliado para a redução da evasão escolar.

Atualmente, das 27 escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Catanduva, 15 ofertam o Ensino Integral de 9 horas, sendo Alfredo Minervino, Barão do Rio Branco, Prof.ª Dinorah Silveira Borges, Dr. Nestor Sampaio Bittencourt e Prof. Vitorino Pereira no próprio município. A escola de Tabapuã será, então, a 16ª da lista, que já envolve outras nove cidades da região.

“O Programa de Ensino Integral propicia aos estudantes, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas para apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida”, destaca a dirigente regional de Ensino de Catanduva, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira.

Segundo ela, dentre as premissas do PEI, evidencia-se o Protagonismo Juvenil, considerando o jovem partícipe em todas as ações da escola. “A escola pensa em ações que proporcionam aos estudantes conquistar autoconfiança, autodeterminação, autoestima e autonomia que são elementos imprescindíveis ao gerenciamento de suas habilidades e competências.”

FROTA ESCOLAR

A cerimônia realizada pelo Governo de São Paulo na sexta-feira também marcou a entrega de 118 ônibus escolares para municípios que mantém convênio para transporte de alunos da rede estadual. Na região de Catanduva, as contempladas foram Itajobi, Elisiário e Pindorama.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Em Marapoama, campanha Mamãe Premiada terá sorteios e show
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Assistência Social de Santa Adélia entrega kit higiene para estudantes