Redução nas tarifas de energia elétrica da CPFL beneficia cidades da região
Concessionária paulista atende cidades da região como Pindorama, Santa Adélia e Embaúba; medida começou a valer nesta quarta-feira
Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO 19 - Redução será aplicada após uma alta média de 14,97% nas tarifas da distribuidora
Por Stella Vicente | 14 de julho, 2022
 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, dia 12, redução média de 2,44% nas tarifas de energia dos consumidores da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). Hoje, a empresa atende mais de 4 milhões de unidades consumidoras, incluindo cidades do interior do estado como Pindorama, Santa Adélia e Embaúba.  

Com a medida, que começou a valer nesta quarta-feira, dia 13, consumidores atendidos em baixa tensão, que inclui os residenciais, terão uma redução de 2,47% nas novas tarifas. Já os consumidores atendidos em alta tensão, e aqui se encaixam as indústrias, a redução média será de 2,38%.  

A diminuição será aplicada após a Aneel ter aprovado, em abril deste ano, alta média de 14,97% nas tarifas da distribuidora.  

Tais revisões tarifárias da Aneel constam da lei que prevê a devolução integral de créditos tributários de PIS/Cofins que foram cobrados de forma indevida nos últimos anos. Logo, a legislação determina que a agência reavalie os reajustes que foram aprovados no início de 2022.  

Letícia de Faria, cabeleireira em Pindorama, conta que a alta na tarifa de energia neste ano afetou seu negócio. “Tive que aumentar o valor do meu serviço para manter a qualidade no atendimento. O maior gasto é com o ar condicionado e os secadores, que ficam ligados o dia todo”, declara.  

Ela ainda conta que seu pai é eletricista, então tudo que era possível fazer para economizar foi feito, como trocar as lâmpadas por outras que gastam menos energia. “Esperamos que melhore, porque se continuar assim vamos trabalhar para pagar os gastos com energia”, diz Letícia. 

 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de maio de 2024
Ibirá e Olímpia aparecem na lista dos 70 destinos pra viajantes 60+
Por Da Reportagem Local | 19 de maio de 2024
Aquishow aborda aquicultura da produção ao consumo em Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
Rodovia entre Itápolis e Jaboticabal é primeira a receber o ‘Free Flow’