Rede pública de Catanduva tem mais de 14 mil alunos matriculados
Números obtidos pelo Censo Escolar servem como base para a destinação de recursos do Fundeb aos municípios
Crédito: Prefeitura de Catanduva - Em Catanduva existem 2.030 alunos matriculados nas creches municipais
Por Da Reportagem Local | 18 de janeiro, 2024

A rede pública de ensino de Catanduva, que leva em conta matrículas das redes estaduais e municipais, possui 14.607 alunos atualmente. Os dados foram disponibilizados após a divulgação dos resultados finais da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2023 e se referem à matrícula inicial na Creche, Pré-escola, no Ensino Fundamental e Médio, no Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais, em tempo parcial e integral.

Em Catanduva existem 2.030 alunos matriculados nas creches do município, a maioria, 1.759, em período integral. Já crianças em idade pré-escolar são 1.716 matriculadas e, mais uma vez, a maior parte, 1.314, estudam em período integral.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a maior parte dos alunos frequenta as escolas em regime parcial. Dos 4.209, 3.382 têm aulas em apenas um período do dia. O mesmo acontece no Ensino Fundamental Anos Finais, que conta com 3.548 alunos matriculados, sendo que 2.900 frequentam a escola em regime parcial.

A quantidade de alunos catanduvenses que atualmente estão matriculados no Ensino Médio, segundo o Censo Escolar, é de 2.236 estudantes que frequentam as aulas em apenas um período, e 681 em regime integral. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 92 alunos cursam o Ensino Fundamental e 95 o Médio.

O CENSO

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Os números da primeira etapa servem como base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos municípios.

Posteriormente, o Inep realizará a divulgação mais completa dos dados com todas as redes de ensino ainda em janeiro. Já a segunda etapa, que mostrará a situação do aluno, ocorrerá a partir de fevereiro, com a apuração das informações relativas ao movimento e ao rendimento dos estudantes.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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