Rede estadual de SP abre matrículas para ano letivo de 2024
As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro; consulta para efetivação estará disponível a partir de 11 de dezembro
Foto: Governo de SP - Rematrícula deve ser feita diretamente na Secretaria Escolar Digital
Por Da Reportagem Local | 18 de agosto, 2023

Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para matrícula e rematrícula dos estudantes na rede estadual de ensino de São Paulo. Para quem vai ingressar na rede estadual, o responsável legal ou maior de 18 anos pode fazer a inscrição de forma presencial em qualquer escola estadual ou no Poupatempo, levando RG, histórico escolar e comprovante de residência. Quem optar pela forma virtual, deve acessar a Secretaria Escolar Digital (SED): https://sed.educacao.sp.gov.br/.

A partir de 11 de dezembro, será divulgada a escola onde será disponibilizada a vaga, que pode ser consultada na SED ou diretamente nas escolas. A definição da unidade é determinada de acordo com o endereço de residência, portanto, o local procurado para fazer a inscrição não é, necessariamente, onde será efetivada a matrícula. Caso haja interesse em uma unidade específica, posteriormente, poderá ser feita a inscrição de transferência por intenção.

Já a rematrícula deve ser feita na Secretaria Escolar Digital, seja no perfil do responsável ou do estudante maior de 18 anos, acessando Gestão Escolar > Matrícula > Rematrícula. Caso haja dúvidas, as unidades prestarão apoio presencialmente.

Os estudantes que estão na 1ª série do Ensino Médio, no ato da rematrícula, devem escolher em qual itinerário formativo querem estudar, de acordo com as opções disponibilizadas pela escola. Já a matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) somente é permitida para quem tem mais de 15 anos.

Adesão ao PNLD é confirmada

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai aderir ao PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) para 2024. Dessa forma, os alunos terão à disposição tanto o material baseado no Currículo Paulista quanto os livros didáticos fornecidos pelo Ministério da Educação. O ofício de adesão ao PNLD 2024 foi enviado ao MEC na tarde de quarta-feira, 16.

A decisão segue determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na mesma data, para que o governo estadual incorpore o PNDL. No dia 1º, a gestão paulista informou que recusou o material didático e pedagógico do programa e que a rede de ensino deixaria de usar livros físicos – os estudantes teriam apenas material digital nos anos finais do ensino fundamental.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Ministério da Saúde autoriza postinhos em três cidades da região
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Conselho LGBT convida casais do mesmo sexo para casamento coletivo
Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Secretaria de Cultura seleciona 20 novos projetos pela Lei Paulo Gustavo