Durante mais de uma semana no fim deste mês, crianças e adolescentes de cinco cidades do interior de São Paulo participam do “Reciclown Circus”, espetáculo da Cia Raros Circo Teatro que une entretenimento e educação ambiental. Com entradas gratuitas para alunos das redes municipal e estadual de ensino, a programação acontece nos dias 20, 22, 23, 29 e 30, respectivamente em Catanduva, Votorantim, Boa Esperança do Sul, Registro e Itapeva.
Em 2022, o projeto percorreu 14 cidades da região de Ribeirão Preto e atraiu público de 4 mil pessoas. A expectativa para 2023 é dobrar esse número e alcançar mais de 8 mil estudantes. Em Catanduva, a exibição será nesta terça-feira, 20, às 14 horas, no Teatro Municipal Aniz Pachá.
Em formato de comédia, “Reciclown Circus” envolve circo e teatro, com números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e duo acrobático. O espetáculo traz para as crianças e adolescentes questões centrais sobre conscientização ambiental, como produção de lixo e uso de materiais descartados que podem ser ressignificados e ganharem outras formas de uso.
Assim, enquanto se divertem, os pequenos aprendem sobre a importância de pequenas ações cotidianas, de seus impactos na vida de cada um e sobre a relação entre consumo e meio ambiente.
Por meio de uma ação que também auxilia os esforços de educadores e arte-educadores, o objetivo do espetáculo é “incentivar essa reflexão para um público que é o responsável pelas mudanças que virão, em médio e longo prazo”, conforme comenta Fábio Brasileiro, artista e coordenador geral da Cia Raros Circo Teatro. Além disso, diz também que o projeto procura despertar a percepção da problemática socioambiental e chamar a atenção sobre o papel social do cidadão em relação à forma de lidar com o lixo que é produzido.
O artista explica, ainda, que a inspiração para a criação do espetáculo foi o dado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), que aponta que o brasileiro produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo por semana. Tais dados tornam evidentes a importância de projetos como o Reciclown, porque aproximam a população de ações possíveis de serem tomadas para mudar essa realidade.
SOBRE A CIA
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (como linguagem e meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.
Autor