A Delegacia da Receita Federal - DRF de São José do Rio Preto iniciou esta semana o atendimento por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e nas agências das cidades de Fernandópolis, Votuporanga, Catanduva e Olímpia.
Os servidores da delegacia e das agências foram capacitados pelas analistas-tributárias Luciene Aparecida Soares Nonato e Jessica Carvalho da Cunha, da DRF de Santo André.
O novo atendimento em Libras é realizado por empresa terceirizada através da plataforma Teams. Ao comparecer a uma unidade da Receita Federal, o cidadão é atendido numa mesa com um monitor, que fica direcionado a ele e conectado ao tradutor. O atendente local se comunica com esse tradutor, o que permite a prestação dos serviços.
Outra novidade é que, no momento de fazer o agendamento pelo site da Receita Federal, o cidadão poderá escolher ser atendido em Libras. A inclusão dessa opção no sistema começou pelos postos de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul e, a partir de agora, todas as unidades da Receita Federal em São Paulo estão aptas a prestarem o atendimento.
De acordo com a chefe da Divisão Regional de Atendimento da 8ª RF (Diate08), analista-tributária Fabiana Bastos Martins, trata-se de importante iniciativa para inclusão social dos cidadãos surdos que procuram a rede de atendimento da Receita Federal. “A expectativa é que mais de 150 atendimentos sejam realizados por mês somente no estado de São Paulo", projeta.
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