Receita Federal distribui minicomputadores a projetos educacionais
Aparelhos de TV Box foram apreendidos por terem sido importados de forma irregular e adulterados
Foto: Divulgação/Receita Federal - Receptores de TV pirata são descaracterizados e transformados em minicomputadores
Por Da Reportagem Local | 08 de agosto, 2023

A Delegacia da Receita Federal (DRF) em São José do Rio Preto irá doar, nos próximos meses, aproximadamente 1,2 mil minicomputadores a prefeituras da região, para serem utilizados em projetos educacionais de escolas. Os equipamentos são receptores de TV Box apreendidos por terem sido importados de forma irregular e adulterados para pirataria de canais pagos e filmes.

Na primeira etapa do projeto, a DRF firmou parceria com a Escola Técnica Estadual – Etec Philadelpho Gouveia Neto, de Rio Preto, para que os estudantes, orientados pelos professores, realizem a descaracterização dos receptores de sinal de TV pirata.

Eles estão removendo o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueando os aparelhos para que não sejam utilizados na captura de sinal. Feito isso, eles são reconfigurados para funcionarem como minicomputadores, com a instalação de sistema operacional.

A própria escola técnica já recebeu da Receita Federal a doação de 50 TV box, que foram transformados em microcomputadores para utilização dos alunos.

A iniciativa, segundo a Receita Federal, faz parte do Programa "Receita Cidadã: uma Receita de Transformação Social", no qual o órgão realiza ações em prol da sociedade, com vistas à sustentabilidade e promoção do bem-estar social, e tem benefício duplo à comunidade.

Primeiro, pela apreensão de mercadorias entradas ilegalmente no país através do contrabando (importação proibida) e descaminho (sem documentação fiscal), que geram prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação de impostos e concorrência desleal, o que tem reflexos em crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e danos à saúde pública.

Depois, há a destinação das TV box já descaracterizadas e transformadas em minicomputadores, colaborando com projetos educacionais nas escolas. As cidades que serão contempladas pela Delegacia da Receira Federal com os minicomputadores não foram divulgadas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci